07/02/2025 16h04

‘Batalha do NB – 5 anos’ divulga seletivas para evento estadual de hip-hop

A “Batalha do NB”, como é chamada a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro Nova Bethânia, em Viana, realiza, a partir deste domingo (09), uma série de oito seletivas para escolher os MCs (mestre-de-cerimônias), que vão garantir vaga para a final do evento “Batalha do NB – 5 anos”.

 

A roda cultural vai comemorar cinco anos de atividades com um grande encontro de hip-hop, que reunirá MCs locais e de várias regiões do Estado, no dia 15 de março, na Praça de Nova Bethânia. O local é o berço da “Batalha do NB” e abriga a potência criativa dos jovens vianenses desde janeiro de 2020.

 

As seletivas foram realizadas pela organização do evento, por meio de chamamento público. Os desafios começam neste domingo (09), às 19h, na Praça de Nova Bethânia, em Viana. Na quarta-feira (12), será realizada a “Batalha do 7”, às 19h30, em São Torquato, Vila Velha. O cronograma prossegue no dia 14, com a “Batalha do Rodo”, às 19h, em São Mateus. No dia 17 de fevereiro, haverá a “Batalha do Estacionamento”, às 19h30, no Bairro da Penha, no Horto de Maruípe.

 

No dia 18, às 19h30, será a vez de os jovens de Itacibá escolherem o seu representante, na praça do bairro, em Cariacica. No dia 21, às 19h, a cidade de Marechal Floriano realizará a sua seletiva com a “Batalha du MF”. No mesmo dia, a “Batalha do Castelo” promove o seu desafio no bairro Castelo Branco, às 19h30, em Cariacica.

A última seletiva será no dia 22, na “Batalha da Orla”, a partir das 18h, em Jacaraípe, na Serra.

Shows musicais

Os vencedores de cada um dos confrontos garantem vaga para a finalíssima da “Batalha do NB – 5 Anos”, no dia 15 de março, que contará com a presença de 16 MCs, sendo oito convidados e oito vencedores das edições preliminares. A programação incluirá shows musicais dos artistas de rap Emy Alves, Afrodin e Alex Emissário. Eles foram selecionados pela organização do evento seguindo os critérios de qualidade técnica, originalidade e efeito multiplicador do trabalho musical.

 

A realização da “Batalha do NB – 5 anos” é do Coletivo Cultura Bethânia, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem). O projeto conta com a parceria da TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria do Governo e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Cultura periférica

O coordenador do Coletivo Cultura Bethânia, Ramon Matheus, explica que a finalíssima do evento terá seis horas de duração e pretende alcançar mais de mil pessoas, entre MCs, estudantes, produtores e moradores da região. “A Batalha do NB - 5 anos será a oportunidade de fomentar o rap capixaba de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável, comunitária e potencializadora, contribuindo para o fortalecimento desse gênero no setor musical do nosso Estado”, afirma Ramon Matheus.

“Além disso, é necessário destacar a importância da valorização de uma expressão cultural que é protagonizada, sobretudo, por pessoas pretas e periféricas”, acrescenta a coordenadora Drica Coelho.

 

Acessibilidade

A “Batalha do NB – 5 anos” contará com ações afirmativas de acessibilidade em todas as suas etapas, de modo a promover a inclusão e assegurar a plena participação de todas as pessoas ao longo do projeto. As peças de divulgação virtual terão descrição, ferramenta que possibilita que pessoas cegas tenham contato com as informações do projeto a partir da capacidade imagética.

 

Durante o evento, haverá o auxílio de intérprete de libras. Todas as medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida serão divulgadas previamente de modo a alcançar todos os públicos.

 

  • Cronograma de seletivas:

 

09 de fevereiro (domingo)

Batalha do NB

Horário: 19h

Local: Praça de Nova Bethânia - Rua Santa Maria, Nova Bethânia, Viana

 

12 de fevereiro (quarta-feira)

Batalha do 7

Horário: 19h30

Local: Praça Getúlio Vargas, São Torquato, Vila Velha

 

14 de fevereiro (sexta-feira)

Batalha do Rodo

Horário: 19h

Local: Rua Medelin, 311, Vila Nova, São Mateus

 

17 de fevereiro (segunda-feira)

Batalha do Estacionamento

Horário: 19h30

Local: Bairro da Penha (Horto de Maruípe), Vitória

 

18 de fevereiro (terça-feira)

Batalha da Navalha

Horário: 19h30

Local: Pracinha de Itacibá, Cariacica

 

21 de fevereiro (sexta-feira)

Batalha Du MF

Horário: 19h

Local: Centro de Marechal Floriano, na Pista de Skate

 

21 de fevereiro (sexta-feira)

Batalha do Castelo

Horário: 19h30

Local: Praça da Conquista, Castelo Branco, Cariacica

 

22 de fevereiro (sábado)

Batalha da Orla

Horário: 18h

Local: Praça Encontro das Águas, Jacaraípe, Serra

 

 

  • Finalíssima

Batalha do NB - 5 anos

Data: 15 de março (sábado)

Horário: 16h às 22h

Local: Praça de Nova Bethânia, Viana

Pocket-shows: Emy Alves, Afrodin e Alex Emissário

  • Todos os encontros terão entrada franca

Realização: Coletivo Cultura Bethânia e Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem)

Parceria: TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria de Estado do Governo e Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

 

“Batalha do NB”: história

Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop. Trata-se de uma roda cultural em que os MCs (mestres-de-cerimônia) se enfrentam por meio de rimas baseadas no improviso e na criatividade.

As batalhas tiveram início em 2020, na Praça de Nova Bethânia, em Viana, onde os encontros dos jovens da região acontecem até hoje, aos domingos, quinzenalmente, às 19h. Em 2023, a terceira edição do evento, intitulada “Batalha do NB – 3 anos: Viana X ES”, obteve projeção estadual, com transmissão ao vivo pela TVE para todo o Estado do Espírito Santo.

 

O certame tem regras preestabelecidas, por meio das quais o júri técnico avalia questões, como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento. Manifestações de violência, opressão ou preconceito não são toleradas e pressupõem penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

 


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard