Bailarina de Cariacica participa de competição internacional de dança na Itália
A bailarina Maria Júlia Cremasco Carvalho, de 14 anos, natural de Cariacica (ES), participou da “Expression International Dance Competition”, realizada entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2026, na cidade de Florença, na Itália, integrando a programação do tradicional evento internacional “Danza in Fiera”, um dos maiores encontros de dança da Europa.
A participação foi viabilizada por meio do Edital nº 01/2025 – Circulação e Intercâmbio, da Secretaria da Cultura (Secult), que apoia a mobilidade de artistas capixabas em eventos nacionais e internacionais.
Durante o festival, Maria Júlia participou de atividades formativas e competitivas. No dia 20 de fevereiro, integrou o “Masterclass e audição especial de balé clássico e neoclássico”, ministrado pelo professor e coreógrafo Igal Perry, diretor do Peridance Center, de Nova York, recebendo certificado de participação pela atividade.
No dia 21 de fevereiro, representou o Espírito Santo na competição internacional de dança, que reuniu bailarinos de diferentes países e proporcionou intercâmbio artístico e cultural entre jovens talentos da dança.
“Participar de um evento internacional como esse foi uma experiência muito especial. Pude aprender com professores renomados, conhecer bailarinos de outros países e representar o Espírito Santo através da dança”, destacou Maria Júlia Cremasco Carvalho.
Para a família, a participação no evento foi uma oportunidade importante de crescimento e aprendizado. “Foi uma experiência transformadora para a Maria Júlia. Estar em um evento desse porte, convivendo com artistas de vários países e aprendendo com grandes profissionais da dança amplia horizontes e fortalece ainda mais sua formação artística”, destacou a mãe da bailarina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br