Árvore Casa das Artes promove ciclo de oficinas gratuitas no Centro de Vitória a partir de abril
O grupo Árvore Casa das Artes promove no Centro de Vitória um ciclo de oficinas gratuitas voltadas para crianças, jovens e adultos, que terão oportunidade de entrar em contato com o universo das artes cênicas. Todas as atividades têm início no dia 2 de abril, e as inscrições podem ser feitas neste link.
As oficinas são de Jogos Teatrais para Crianças, Teatro de Rua para a Juventude e Teatro de Rua para Adultos. São oferecidas 15 vagas por turma, e cada uma delas tem carga horária de 60 horas, totalizando quatro meses e meio de atividades. Além disso, no encerramento do projeto, os formandos vão se apresentar no 1º Festival de Cenas Curtas Árvore, evento também gratuito a ser realizado em julho na sede do grupo.
“O contato com as artes cênicas propicia o desenvolvimento de várias habilidades, como a oratória, a consciência corporal, melhorando a expressividade, o desenvolvimento motor, no caso do circo, melhora na autoestima, desenvolvimento da coletividade a partir das interações sociais, entre outros benefícios”, afirma a coordenadora de Gestão e Produção da Árvore Casa das Artes, Vanessa Darmani.
O projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
As oficinas
Jogos Teatrais para Crianças
Horário: das 8h30 às 11h30
Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos
Tem como foco principal iniciar os participantes no campo de conhecimento do jogo teatral. Para isso, serão desenvolvidos nas aulas exercícios que proporcionem aos participantes vivenciar processos de aprendizados ligados a arte de ator/atriz necessários à criação e atuação cênica.
Teatro de Rua para a Juventude
Horário: das 15h às 18h
Público-alvo: adolescentes de 13 a 17 anos
Pretende iniciar os participantes nos fundamentos teórico-práticos da arte de ator/atriz, com foco na criação e atuação para modalidade do teatro de rua. O curso será desenvolvido a partir de dois eixos de investigação:
1) Treinamento necessário para o exercício da atuação na modalidade de teatro de rua, tendo como foco a introdução ao treinamento técnico e energético para criação e atuação com base nos autos populares brasileiros, seus ritmos, músicas, danças e brinquedos; teatro de formas animadas, bonecos, objetos e máscaras e o circo teatro, com especial atenção à palhaçada.
2) Trabalho prático investigativo de escrita dramatúrgica e de criação de cenas curtas numa perspectiva coletiva, saídas de rua, ensaios e apresentação dos resultados no 1º Festival de Cenas Curtas Árvore.
Teatro de Rua para Adultos
Horário: das 18h30 às 21h30
Público-alvo: pessoas com idade a partir de 18 anos
Vai realizar uma investigação teórica e prática sobre os fundamentos da arte de ator/atriz, da história e das matrizes que constituem o teatro de rua brasileiro. Nesse sentido o curso será desenvolvido a partir de dois eixos de investigação:
1) Trabalho de investigação dos conhecimentos e elementos necessários para o exercício da atuação na modalidade de teatro de rua, tendo como foco a introdução ao treinamento técnico e energético para criação e atuação com base nos autos populares brasileiros, seus ritmos, músicas, danças e brinquedos; teatro de formas animadas, bonecos, objetos, máscaras e o circo teatro, com especial atenção à palhaçada.
2) Trabalho de estudo teórico-prático de escrita dramatúrgica e de criação de cenas curtas, numa perspectiva coletiva. Realização de saídas de rua, ensaios e apresentação dos resultados no 1º Festival de Cenas Curtas Árvore.
Árvore Casa das Artes
O grupo foi criado em 2016, em Vitória. De base familiar, busca afirmar um modo de fazer teatral popular, produzindo sua linguagem a partir do interesse e do diálogo entre os campos do teatro de rua, o teatro de animação e o circo – com especial atenção à palhaçada. Formado por artistas e professores pertencentes à classe trabalhadora, tem como compromisso produzir bens culturais que possam ser apresentados em lugares (ruas, praças, parques, escadarias e becos) onde a condição econômica não seja um fator determinante para privar o cidadão do acesso e da fruição da obra de arte.
Serviço:
Cursos Livres de Teatro Árvore
Quando: a partir de 2 de abril
Turma 1: Jogos Teatrais para Crianças (de 6 a 12 anos)
Turma 2: Teatro de Rua para Juventude (de 13 a 17 anos)
Turma 3: Teatro de Rua para Adultos (a partir de 18 anos)
Vagas: 45 no total, sendo 15 por turma
Inscrições gratuitas: neste link
Mais informações no site https://www.arvorecasadasartes.com.br/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583