09/03/2020 16h26 - Atualizado em 10/03/2020 10h04

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha faz palestra de abertura do evento ‘A Partir do Centro’

O arquiteto capixaba apresentará suas obras que ajudam a requalificar áreas centrais de cidades em todo mundo.

Resgatar as memórias do Centro de Vitória e, ao mesmo tempo, valorizar a região e seu desenvolvimento futuro. Esse é o objetivo do evento cultural “A Partir do Centro”, que terá sua conferência de abertura, nesta quinta-feira (12), às 19 horas, no Sônia Cabral, na Capital. O convidado da noite será o arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, que fará a palestra "Quem tem medo do Centro tem medo da liberdade".

 O arquiteto apresentará sua extensa obra arquitetônica, estabelecida em várias cidades do mundo e que tem contribuído para a requalificação de áreas centrais das cidades. Nascido no Centro de Vitória, em 1928, Paulo Mendes da Rocha recebeu os prêmios Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, Leão de Ouro, em Veneza, Imperiale, no Japão, e Royal Gold Medal, em Londres.

 Com a coordenação da arquiteta Angela Gomes e a consultoria dos arquitetos Bruno Louzada, Julia Pela Meneghel e Kleber Frizzera, a programação ainda contará com ciclo de debates, workshops, entrevistas e exposições nos espaços culturais do bairro.  Segundo a equipe do projeto, o evento busca recuperar a capacidade local de produção de ideias, projetos públicos e culturais de transformação urbana, econômica e social do Centro histórico da capital. É um esforço coletivo de reunir vozes e imagens que contribuam para uma leitura do mundo. Vamos lançar os dados e propor uma aposta na qual as palavras e as imagens reunidas possam reler a cidade, ligando os seus fragmentos desiguais, suas partes, memórias e riscos.

 “A Partir do Centro” é realizado por meio de uma parceria do Centro Cultural Sesc Glória, da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria de Cultura de Vitória e tem como objetivo tratar temas urbanos contemporâneos, de forma transversal, tendo como ponto de partida o Centro de Vitória. Os interessados em participar podem se inscrever pelo instagram @apartirdocentro.

 

 Encontros, workshops e entrevistas

 Após o evento de abertura, “A Partir do Centro” contará com três encontros gratuitos, que serão realizados entre os dias 25 e 27 de março, no Teatro Virgínia Tamanini – Centro Cultural Sesc Glória, abordando três eixos temáticos do evento – Cidade 1: Corpos, encontros e desencontros; Cidade 2: Fazeres, saberes, economia e negócios; Cidade 3: Memória, palavra e imagens –, que debatem questões emergentes relacionadas à estrutura cultural, social e econômica de Vitória e suas relações com as questões globais. Os encontros buscam contribuir para a formulação de diretrizes para a Capital e o Estado.

 Os eventos contarão com a participação de um convidado e dois debatedores. Já estão confirmados Eduarda La Rocque, Viviane Mosé, Vitor Burgo, Meyrielli Carvalho e Eliana Kuster.

 A programação de “A Partir do Centro” ainda contará, em maio, com um workshop de práticas de projetos de diferentes disciplinas e escalas, tendo a área central de Vitória como temática. “Também realizamos, em 2019, uma série de entrevistas, além de recolhermos memórias e narrativas de pessoas que tiveram uma relação com a vida no Centro de Vitória. São pessoas que, em algum momento, como moradores, empresários, trabalhadores, artistas, técnicos ou políticos, participaram da vida pública da cidade, atuando na produção de projetos, iniciativas e discursos que influenciaram a produção física ou simbólica do bairro”, conta Angela Gomes.

 Participaram das entrevistas nomes como Fernando Achiamé, Arthur Carlos Gerhardt Santos, Glecy Coutinho, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg (Cariê), José Eugênio Vieira e Edson Papo Furado. Em 2020, serão realizadas novas entrevistas, que ajudarão na produção de conteúdo sobre o Centro.

 Para encerrar “A Partir do Centro”, será realizada uma exposição coletiva que reunirá artistas e iniciativas em torno dos três eixos temáticos do evento, organizados em narrativas histórico-poética por diferentes vozes e tempos. “Será um desdobramento dos eventos realizados anteriormente e buscará refletir sobre os modos de vida que formaram a cidade e indagar a que lugares pertenceremos no futuro”, antecipa Angela.

 

Serviço:

Evento “A Partir do Centro” – palestra "Quem tem medo do Centro tem medo da liberdade", com Paulo Mendes da Rocha.

Data: quinta-feira, 12 de março.

Horário: 19 horas.

Local: Sônia Cabral, Praça João Clímaco, s/n, Centro de Vitória.

Evento gratuito. 

Entrada: os interessados em participar podem se inscrever pelo instagram @apartirdocentro.

 

Mais informações para a imprensa:
Contatus Comunicação
Lyvia Justino
(27) 3089-4100/ (27) 99231-9629

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard