28/06/2021 14h02

Arquiteto e urbanista capixaba publica estudo sobre cidade e afeto

Obra foi contemplada pelo Funcultura, no Edital de Produção e Difusão Literária da Secult.

Morador de Viana Centro, município da Região Metropolitana da Grande Vitória, Gustavo Pimenta é um grande observador da cidade e suas poéticas. Podemos conferir essa paixão em seu livro de estreia, em que o autor escolhe a cidade natal como objeto de pesquisa. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o lançamento ocorre de forma virtual no Instagram da Editora Cousa e do autor no próximo dia 10 de julho (sábado), às 10 horas.

O livro “Minhas Vianas: a cidade como lugar dos afetos” foi produzida a partir da dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo o título e as metodologia criados ao pensar nas possíveis relações que cada cidadão pode construir com a cidade, ao ser permeado por variados estímulos e sensações nos espaços da vida urbana. Noutras palavras, onde desenvolve seu cotidiano e atividades pendulares. Caracterizando, assim, um espaço único, particular e sensível, no qual é potencializado por meio dos diálogos, experiências, descrições, sensações e poesias.

Utilizando como recorte espacial para as experiências em campo o bairro Centro, do município de Viana, a proposta traz num primeiro momento uma possibilidade de interpretação para se compreender e pensar a cidade por meio da multiplicidade e diversidade, para posteriormente realizar a criação dos Cadernos de Campo, que foram desenvolvidos baseados na metodologia proposta, a partir de protocolos pensados como eixos e norteadores balizadores para as suas produções.

Dessa forma, o livro tem como pretensão incentivar e fomentar a literatura capixaba, buscando desenvolver nos leitores a escrita, leitura e a experiência no campo da cidade, refletidas a partir das vivências. Sobretudo, proporcionar uma nova construção relacional com a cidade, criando uma outra versão, mais polifônica e aberta às possibilidades, aos acasos, às pluralidades, aos encontros, aos desencontros, às passagens, às “ex-posições” e ao aproveitar mais daquilo que muitas vezes pode nos passar despercebido.

Sobre o autor

Gustavo Pimenta é arquiteto e urbanista capixaba, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), na área de concentração de Projeto, Espaço e Cultura. O livro “Minhas Vianas: a cidade como lugar dos afetos” foi contemplado pelo Funcultura, no Edital de Produção e Difusão Literária da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço:

Livro: “Minhas Vianas”: a cidade como lugar dos afetos”

Autor: Gustavo Pimenta.
158 páginas.

Valor: 30 reais mais frete

À venda na loja virtual da Editora Cousa

(cousa.minestore.com.br)

ou diretamente com o autor
Contato: (27) 99909-6758.

Live de lançamento: