Arquiteto e urbanista capixaba publica estudo sobre cidade e afeto
Obra foi contemplada pelo Funcultura, no Edital de Produção e Difusão Literária da Secult.
Morador de Viana Centro, município da Região Metropolitana da Grande Vitória, Gustavo Pimenta é um grande observador da cidade e suas poéticas. Podemos conferir essa paixão em seu livro de estreia, em que o autor escolhe a cidade natal como objeto de pesquisa. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o lançamento ocorre de forma virtual no Instagram da Editora Cousa e do autor no próximo dia 10 de julho (sábado), às 10 horas.
O livro “Minhas Vianas: a cidade como lugar dos afetos” foi produzida a partir da dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo o título e as metodologia criados ao pensar nas possíveis relações que cada cidadão pode construir com a cidade, ao ser permeado por variados estímulos e sensações nos espaços da vida urbana. Noutras palavras, onde desenvolve seu cotidiano e atividades pendulares. Caracterizando, assim, um espaço único, particular e sensível, no qual é potencializado por meio dos diálogos, experiências, descrições, sensações e poesias.
Utilizando como recorte espacial para as experiências em campo o bairro Centro, do município de Viana, a proposta traz num primeiro momento uma possibilidade de interpretação para se compreender e pensar a cidade por meio da multiplicidade e diversidade, para posteriormente realizar a criação dos Cadernos de Campo, que foram desenvolvidos baseados na metodologia proposta, a partir de protocolos pensados como eixos e norteadores balizadores para as suas produções.
Dessa forma, o livro tem como pretensão incentivar e fomentar a literatura capixaba, buscando desenvolver nos leitores a escrita, leitura e a experiência no campo da cidade, refletidas a partir das vivências. Sobretudo, proporcionar uma nova construção relacional com a cidade, criando uma outra versão, mais polifônica e aberta às possibilidades, aos acasos, às pluralidades, aos encontros, aos desencontros, às passagens, às “ex-posições” e ao aproveitar mais daquilo que muitas vezes pode nos passar despercebido.
Sobre o autor
Gustavo Pimenta é arquiteto e urbanista capixaba, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), na área de concentração de Projeto, Espaço e Cultura. O livro “Minhas Vianas: a cidade como lugar dos afetos” foi contemplado pelo Funcultura, no Edital de Produção e Difusão Literária da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço:
Livro: “Minhas Vianas”: a cidade como lugar dos afetos”
Autor: Gustavo Pimenta.
158 páginas.
Valor: 30 reais mais frete
À venda na loja virtual da Editora Cousa
(cousa.minestore.com.br)
ou diretamente com o autor
Contato: (27) 99909-6758.
Live de lançamento:
Data: 10/07 (sábado)
Horário: às 10 horas
Onde: nos perfis do Instagram @editoracousa | @gustavopimenta
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/