Anchieta vira cenário de websérie com músicas do capixaba Douglas Lopes
.jpg?v=638954471668244760)
As riquezas naturais e históricas de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, são celebradas por meio da produção autoral do músico Douglas Lopes na websérie “O Som do Lugar”. Já disponível no canal do artista no YouTube e também em formato de podcast no Spotify, o projeto audiovisual propõe o encontro entre a música produzida pelo capixaba e o ambiente.
Ao longo de seis episódios curtos, o artista se apresenta em locais escolhidos por sua importância histórica e social, além de seu vínculo afetivo com cada um. Natural de Alegre, Douglas tem uma relação próxima com o município desde a infância, quando visitava as praias paradisíacas com os pais. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o cantor se mudou para Anchieta com o intuito de viver ali por 10 meses, mas o lugar segue sendo seu lar até hoje.
“Em cada episódio, traduzo um lugar por meio de uma música do meu repertório. O objetivo é proporcionar uma experiência sensorial ao espectador, transportando-o para aquele ambiente. Por isso, é intencional que, juntamente às falas e à própria execução da música no formato voz e violão, apareçam os sons naturais de cada local”, afirma Douglas, que ultrapassa a marca de 2 milhões de plays nas plataformas digitais.
Com 23 praias e reconhecida como a “capital capixaba da moqueca”, Anchieta é a grande protagonista da websérie. Nos episódios, Douglas aparece interpretando suas canções em seis locais:
-Ponte Cônego Barros
-Mercado Municipal
-Praia do Marvila
-Praia da Guanabara
-Praia da Boca da Baleia
-Santuário Nacional de São José de Anchieta — construído no século XVI, é um dos mais importantes símbolos da presença dos jesuítas no Brasil.
“O município carrega um enorme poder relacionado à história e à cultura do país e do mundo. Aqui, ocorreu a junção das culturas de vários povos, e a arte prevaleceu e ainda prevalece com sua diversidade originada de cada um deles", destaca o artista, que também assina o roteiro do audiovisual.
Com o projeto, Douglas busca dar mais visibilidade a Anchieta, fomentando o turismo e movimentando a economia local, além de gerar impacto social, reforçando o orgulho e o senso de pertencimento do cidadão anchietense.
A produção conta com direção de fotografia de Othon Ribeiro, finalização por Vitor Costa e engenharia de áudio assinada por Igor Comério, tricampeão do Prêmio da Música Capixaba na categoria “Técnico de Áudio”. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
A primeira temporada da websérie traz recursos de acessibilidade visual e auditiva (audiodescrição e Libras) em todos os episódios. A ideia é que novas temporadas sejam produzidas futuramente, tendo como cenário outros municípios capixabas.
Douglas Lopes
Douglas Lopes é um artista da nova geração que tem conquistado o espaço no cenário da nova Música Popular Brasileira. O cantor, que acaba de estrear seu novo show autoral “Asterisco”, já foi indicado ao Prêmio da Música Capixaba nas categorias de Melhor Artista (2022) e Melhor Show ao Vivo (2024). Nas plataformas de streaming, já ultrapassou a marca de 2 milhões de streams e visualizações com suas canções autorais.
Além disso, circula pelo país com o show-tributo “Douglas Canta Erasmo”, em que interpreta a obra do cantor e compositor Erasmo Carlos. Com 1 álbum, 2 EPs e diversos singles lançados, além de parcerias com artistas como DJ Marcelinho Da Lua (RJ), Chico Chagas (AC), Luccas Martins (SP), Tem Amor (RJ) e a Orquestra Pop Ifes, Douglas já se apresentou em grandes eventos no Espírito Santo, como o Festival de Inverno de Domingos Martins, Festival de Música de Alegre, Festival Moqueca Pop, Feira dos Municípios e a Arena Verão de Vitória.
Saiba mais sobre o artista:
Instagram:@douglg
Spotify: Douglas Lopes no Spotify
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br