18/08/2021 13h15 - Atualizado em 18/08/2021 13h17

7º Festival Cine.Ema abre inscrições de Concurso Cultural para escolas de 13 municípios capixabas

 

Cine.Ema realiza concurso entre os meses de agosto e setembro deste ano, com premiações para alunos, professores e escolas. 

 

O 7º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, está com as inscrições abertas até 17 de setembro para o Concurso Cultural de produção de Vídeo, Fotografia e Texto Criativo, voltado às Escolas Públicas localizadas na região das Montanhas, Aracruz e do Frade e a Freira. Inscrições e regulamento estão disponíveis em www.cineema.com.br.  

Com premiações para trabalhos produzidos por estudantes, bem como para professores e escolas mais participativas, o concurso selecionará fotografias feitas por dispositivo de celular, com vídeos de um minuto e textos livres que abordem meio ambiente e agreguem ao tema “O que a natureza nos ensina'', pensado a partir da temática desta 7ª edição “A natureza é a nossa escola”.

Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Escolas Públicas Municipais e Estaduais de 13 municípios capixabas: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itapemirim, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

O objetivo da ação é conectar pessoas às questões ambientais, buscando despertar o senso crítico, estético e ambiental dos participantes que produzirão conteúdos sobre a natureza ao seu redor, a partir do uso de ferramentas comuns, como celular, tablet, entre outros. O importante é dar asas à imaginação e criatividade. 

O festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltada às comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema, com exibição de curtas ambientais. Conta com o patrocínio da Decolores, Imetame e do Grupo Águia Branca, em parceria com a Reserva Águia Branca. É uma realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo – Governo Federal.

 Estudante, escolha uma categoria e participe!

Concurso de vídeo

Serão selecionados vídeos produzidos em qualquer formato ou resolução, feitos preferencialmente por dispositivos móveis, como celulares e tablets, ou outros aparelhos, como webcam. Qualquer narrativa será aceita, seja em linguagem de documentário, ficção, experimentações, dentre outras. A ideia é refletir os ambientes naturais do lugar onde se vive, os significados e como eles te afetam.

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

 

Concurso de Fotografia

 

As fotografias serão julgadas por sua originalidade, composição, impacto e mérito artístico. No ato da inscrição, o candidato deverá descrever como sua fotografia dialoga com o tema “O que a natureza nos ensina”, podendo pensar sobre as paisagens locais, suas potencialidades e fragilidades diante das relações de preservação ou de degradação.

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

 

Concurso de textos criativos

 

Serão selecionados textos criativos (em formato de crônica, conto, poesia, texto argumentativo ou opinativo), que relacione o tema: “Quais lendas e histórias ancestrais sobre o meio ambiente do lugar onde você vive poderiam ser contadas de forma escrita?”

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

 

Premiações para escolas e professores:

Escolas mais participativas que consigam promover o maior número de inscrições

Premiações: 1º: TV 55 Polegadas; 2º: Gopro; e 3º SoundBar.

 

Professores (as) que mais forem indicados (as) como orientadores (as) das inscrições dos projetos participantes no concurso (estudante indica no preenchimento da inscrição)

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth; 2º: Tablet; e 3º Kindle.

 

Mostra de cinema

 

A 7ª edição do festival contará ainda com a realização da mostra competitiva Cine.Ema, que envolve R$ 4 mil em prêmios distribuídos entre 1º, 2º e 3º colocados, e a mostra infantil Cine.Eminha, voltada ao público de 8 a 13 anos. Ambas acontecerão de forma on-line, entre outubro e novembro deste ano, por meio de uma plataforma on demand, buscando atingir o público de todo o Brasil.

 

Serão exibidos curtas-metragens selecionados de vários estados brasileiros. As inscrições encerraram em julho e a lista dos indicados para compor as mostras será divulgada na segunda quinzena de agosto. 


O Cine.Ema

 

Criado em 2015, no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, o Cine.Ema promove experiências educativas, recreativas, democráticas, integrativas e culturais, atuando na sensibilização ambiental e na preservação de recursos naturais, por meio da cultura.

 

Dentre suas principais atividades, estão mostras audiovisuais, seminários ambientais, oficinas, entre outros, voltados principalmente para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros. Na Mostra Cine.Eminha, além dos filmes voltados ao público infantil, são realizadas também oficinas, teatro de fantoches e shows.

 

O nome curioso, “Cine. Ema”, homenageia a Pedra da Ema, símbolo de Burarama. A rocha tem uma cavidade que, ao ser atingida pelo sol, projeta uma sombra no desenho do pássaro. Esse jogo de luzes se aproxima da linguagem do cinema.

 

Serviço:

 

Concurso Cultural de produção de vídeo, fotografia e texto criativo do 7º Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo

 

Inscrições: www.cineema.com.br

Prazo: até 17 de setembro

Categorias: Vídeo, Fotografia e Textos Criativos

Abrangência: Região de Aracruz, das Montanhas Capixabas e do Frade e a Freira

Premiações: Para os três mais bem colocados em cada categoria 

 

Rayanne Matiazzi

www.cineema.com.br

comunica.cineema@gmail.com

(27) 99843-9474

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard