3ª edição da Batalha do Museu ocupa o Museu da História de São Mateus com arte, memória e juventude
O Museu da História de São Mateus recebe neste domingo (1º), a 3ª edição da Batalha do Museu. A ação integra a programação do Sarau das Juventudes e as atividades do ‘Verão no Museu’. O evento propõe um encontro entre as linguagens da Museologia, Educação Patrimonial e Artes Urbanas, reafirmando o museu como um espaço vivo, de diálogo, pertencimento e protagonismo juvenil. Com entrada gratuita e classificação livre, o evento tem início às 17 horas com o sarau, seguido da Batalha que acontece a partir das 19h30.
O projeto é realização do Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais, do Ponto de Cultura Coletivo Regional de Iniciação Artística, da Batalha do Rodo e do Coletivo de Juventudes Mateenses, por meio do Edital n° 03/2025 - Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura (MinC). Com apoio do Complexu Triangular e da Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Simbólico
O Museu da História de São Mateus foi reinaugurado no dia 20 de novembro, data marcada pela luta e pela valorização da consciência negra, após passar por um processo de requalificação. A curadoria do museu é de responsabilidade de Marcelo Oliveira, que tem conduzido uma proposta curatorial voltada para a valorização da memória, da identidade local e das narrativas historicamente invisibilizadas.
A programação do evento dialoga diretamente com a realidade de São Mateus, reconhecida como a cidade com a maior concentração de população negra do Espírito Santo e com o maior número de comunidades quilombolas reconhecidos no estado. Nesse contexto, a Batalha do Museu respalda a importância da educação patrimonial como ferramenta de fortalecimento da identidade, da memória coletiva e da democratização do acesso à cultura.
Ao ocupar o museu com expressões das artes urbanas, como as batalhas de rima, o projeto rompe barreiras simbólicas e amplia o entendimento sobre o papel dos equipamentos culturais, aproximando-os das juventudes e dos territórios. A 3ª edição da Batalha do Museu reforça, assim, o compromisso com a diversidade cultural, a valorização das heranças afro-brasileiras e a construção de novas formas de vivenciar o patrimônio histórico e cultural de São Mateus.
Programação
Sarau das Juventudes e Batalha do Museu
Data: 01/02 (domingo)
Horário: a partir das 17 horas.
Local: Museu da História de São Mateus. R. Barão dos Aimorés, 68 - Centro, São Mateus
Classificação livre
Entrada gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br