1ª Festa da Musicalidade Afro-Brasileira de Fundão celebra a Consciência Negra com programação gratuita e inclusiva.
O município de Fundão se prepara para receber a 1ª Festa da Musicalidade Afro-Brasileira de Fundão, um evento inédito e pioneiro que busca valorizar e difundir a riqueza musical das manifestações de matriz africana que compõem a identidade cultural capixaba. A Festa acontece na semana da Consciência Negra, entre os dias 20 e 23 de novembro de 2024, com todas as atividades gratuitas e com recursos de acessibilidade para o público PCD.
Realizado pelo proponente Wagner Calmon Barbosa, com o apoio da produtora Angela Krauzer, o projeto visa combater o estigma e a invisibilidade da música afro-brasileira, promovendo a reflexão, a inclusão e o respeito à diversidade.
Programação Destaca a Força do Congo, Afoxé e da religiosidade de matriz africana. As atividades estão concentradas no Ponto de cultura Tambores Esperança (Na Pousada Kebra Mar) e na Passarela da Moqueca, em Praia Grande – Fundão, e incluem a participação de grupos locais de capoeira, tambores, a tradicional Banda de Congo de Timbuí e representantes de barracões e terreiros.
Destaques da Agenda:
20 de novembro (Quinta-feira): O Dia da Consciência Negra será marcado por uma intervenção artística musical na Passarela da Moqueca, às 15h, com o grupo da cultura popular Mov. Cultural Tambores Esperança.
21 de novembro (Sexta-feira): O público poderá participar de uma Oficina de musicalidade do Afoxé (17h) e assistir à exibição do documentário "Afoxé - filhos do congo" (Cine Roda Viva), seguida de roda de conversa (19h).
22 de novembro (Sábado): O dia começa com um Cortejo às 8h30 e inclui a Mesa Redonda sobre A música como expressão da fé e da ancestralidade (9h), apresentações de Congo de Timbuí (11h10) e Maculelê (13h40).
23 de novembro (Domingo): O foco é a musicalidade sagrada, com Apresentação musical e cultural das religiões de matrizes africanas (9h40), Mesa Redonda sobre O sagrado e o profano na musicalidade de matriz africana (10h30) e um Sarau aberto de musicalidade integrativa (14h20).
Democratização e Inclusão
Todas as atividades terão entrada gratuita e contarão com uma série de recursos de acessibilidade, incluindo intérprete de Libras e estrutura adequada para o público PCD. O projeto, com o suporte de um DJ experiente em ritmos ancestrais afro-brasileiros (DJ Natdread), garante um ambiente de festividade e descontração.
O evento tem potencial para se tornar um marco no calendário cultural de Fundão, colaborando para a valorização, o intercâmbio de saberes e a troca de experiências significativas entre artistas, comunidades afro-brasileiras e o público local.
Serviço:
1ª Festa da Musicalidade Afro-Brasileira de Fundão.
Data: 20 a 23 de Novembro de 2024.
Local: Ponto de cultura Tambores Esperança, dentro do Espaço pousada Kebra Mar e na Passarela da Moqueca, Praia Grande – Fundão.
Entrada Gratuita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.