Websérie ‘Slam ES: A Historiografia’ registra uma década de poesia falada no Espírito Santo

O coletivo Xamego lança no próximo sábado (13), às 18h, a websérie “Slam ES: A Historiografia”, um registro inédito sobre a trajetória do movimento do slam no Espírito Santo, desde a sua chegada, em 2015, até os dias atuais. O lançamento será simultâneo no canal do Xamego no YouTube e no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em Vitória, marcando o início de uma série de exibições presenciais.
A produção audiovisual foi viabilizada por meio do Edital Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A produção também conta com apoio do Edital Nº 04/2024, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
Ao longo de seis episódios lançados semanalmente, a websérie entrelaça vozes e memórias, reunindo depoimentos dos pioneiros do movimento no Espírito Santo, dos campeões estaduais de slam — Cesar MC (2017), Ira (2018 e 2023), Filipe Rocha (2019), Julia Ramos (2020), ADM (2021), Santz (2022) e Adrielly (2024) — e das comunidades que mantêm a cena pulsante. Assim, entre lembranças e conquistas, o documentário costura o passado, ilumina o presente e anuncia a potência do que ainda está por vir.
A ideia do registro audiovisual, explica João Martins, cofundador do Xamego e idealizador da websérie, nasceu da urgência de preservar essa memória: “Temos pouquíssimos registros em audiovisual sobre os eventos de slam que acontecem e a falta de referência faz com que alguns acontecimentos importantes acabem caindo no esquecimento. O mais importante deste documentário é resgatar a história para que as próximas gerações do slam capixaba tenham em quem se inspirar e continuem escrevendo um novo capítulo dessa trajetória, sem esquecer do que já foi conquistado com luta e suor por quem veio antes”.
Filipe Rocha, campeão estadual em 2019 e cofundador do coletivo Xamego. Foto: BC Edits/Xamego.
Entre os poetas ouvidos está Filipe Rocha, campeão estadual em 2019 e também cofundador do Xamego. Ele descreve a experiência como um mergulho no tempo: “Reviver através do documentário os anos em que participei das batalhas de poesia foi como abrir um álbum de memórias que guardo com muito carinho. Cada verso, cada aplauso e cada encontro nesses palcos fez parte de uma caminhada que me transformou. Ver esse registro nascer me emociona porque não é só a minha história que está sendo contada, mas a história de todo um movimento que resiste, que dá voz a tantos poetas e que fortalece a cultura capixaba”. Para o poeta, a websérie documental representa um marco que reafirma para o país que a poesia capixaba tem força, tem identidade e merece ser lembrada.
Marcos Oliveira, também cofundador do coletivo, reforça o papel histórico e político da produção. “Esse é um resgate histórico que nunca tinha sido feito antes. O slam é poesia, é movimento político, mas também é memória viva. E ao decidir registrar a caminhada percorrida, nós estamos dizendo que a palavra falada na periferia também constrói história. Essa websérie vai impactar em cenário nacional, não só por valorizar quem abriu caminhos e fez o slam resistir aqui, mas também por inspirar novas gerações a entenderem que fazem parte de algo maior. O slam não é só competição: é resistência, é arte, é coletivo. Registrar isso é fincar um pé no presente para que o futuro saiba de onde veio”, afirma.
Essa potência ganha forma na tela e chega agora ao público. O primeiro episódio será exibido no Mucane e no YouTube do Xamego neste sábado (13), às 18h. No museu, a programação segue até outubro, com exibições presenciais todas as semanas. Já na plataforma digital, os episódios estarão disponíveis sempre aos sábados, também às 18h.
Agenda de Exibições
Mucane:
- Episódio 1: 13/09 (sábado, 18h) – Lançamento
- Episódio 2: 25/09 (quinta, 18h)
- Episódio 3: 02/10 (quinta, 18h)
- Episódio 4: 07/10 (terça, 18h)
- Episódio 5: 14/10 (terça, 18h)
- Episódio 6: 21/10 (terça, 18h)
YouTube do Xamego:
- Episódio 1: 13/09 (sábado, 18h)
- Episódio 2: 20/09 (sábado, 18h)
- Episódio 3: 27/09 (sábado, 18h)
- Episódio 4: 04/10 (sábado, 18h)
- Episódio 5: 13/10 (sábado, 18h)
- Episódio 6: 20/10 (sábado, 18h)
Serviço:
Lançamento da Websérie “Slam ES: A Historiografia”
Data: 13/09 (sábado)
Horário: A partir das 18h
Local: Mucane (Av. República, 121 – Centro, Vitória/ES)
Entrada: Gratuita
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@xamego027/videos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br