Trilhas da Cultura tem início com quatro cursos de formação e qualificação para audiovisual capixaba

Teve início, nessa última segunda-feira (05), os cursos do Trilhas da Cultura – Programa de Formação, Capacitação Técnica e Qualificação Profissional para o Segmento Audiovisual do Espírito Santo, que é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Este primeiro bloco de formações vai até o dia 23 de maio, de segunda a sexta-feira, no Hub ES+, que fica localizado no Centro Histórico de Vitória, e contemplam quatro atividades: os cursos de Interpretação Cênica para o Audiovisual, com a atriz e diretora Margareth Galvão; Direção e Preparação de Atores, com o ator, cineasta e roteirista Edson Ferreira; das 13 às 17 horas; o Curso de Roteiro, com a diretora, roteirista e curadora Saskia Sá; e o Curso Direção de Produção, com o produtor e diretor Izah Cândido, que estão sendo realizados das 17 às 21 horas.
Foto: Melina Furlan
O curso Direção e Preparação de Atores apresenta, em aulas práticas e teóricas, filmes e textos que serão debatidos entre os alunos, além da troca entre os participantes. “Nosso foco é trabalhar a relação entre quem dirige e quem atua no cinema. Então todas as dinâmicas que envolvem a direção para os atores: como diretores se relacionam com atores, e como atores se relacionam com diretores. Como é a mescla dessas duas funções em prol de um projeto audiovisual”, explicou Edson Ferreira.
Já o curso de Interpretação Cênica para o Audiovisual tem o objetivo de preparar os atores para atuação diante das câmeras. “O curso está fundamentado para atores na parte de vídeo e cinema. A proposta é preparar os atores, muitos de teatro, para o cinema. Que têm linguagens distintas. Então a gente vai trabalhar em cima de alguns teóricos e do naturalismo”, pontuou Margareth Galvão.
Para a atriz Natália Corteletti, que tem como base a formação teatral, o curso Interpretação Cênica para o Audiovisual é uma oportunidade de ampliar as técnicas de interpretação. “Estou achando uma experiência profunda e bem imersiva sobre o trabalho do ator, sobre a interpretação voltada para o cinema e para audiovisual. É também uma oportunidade de revisitar conteúdos que eu já vi na minha formação, mas com esse aprofundamento voltado para a câmera, para o cinema. Isso está sendo um divisor de águas pra mim, porque eu venho do teatro. Então, poder conseguir adaptar todo o conhecimento que tenho até aqui para o cinema está abrindo meu campo de visão, de atuação para área”, disse.
Saskia Sá, que está coordenando o Curso de Roteiro, está entusiasmada com a turma e a oportunidade de realizar a formação. “O curso tem uma parte teórica para embasar a escrita do roteiro, além de ter bastante exercícios práticos. Acho que vai ser muito bacana”, comentou. Já Izah Cândido, que será o facilitador do Curso de Produção, pretende desmistificar o que é produção principalmente para cinema e para o audiovisual como um todo. “A proposta é trazer muitos estudos de caso para que as pessoas se aproximem do que é produzir audiovisual, especialmente aqui no Espírito Santo”, frisou.
Izah acredita que os cursos são uma oportunidade de ampliar o número de profissionais no mercado capixaba: “O Trilhas é uma ótima oportunidade tanto para quem está começando quanto para quem quer continuar se desenvolvendo no audiovisual ou até mesmo uma migração de carreira. O cinema capixaba está em expansão e esta é uma plataforma importante para que a gente consiga entregar bons profissionais para o mercado de trabalho.”
Foto: Melina Furlan
Próximos cursos
A nova etapa do Trilhas da Cultura contempla dez cursos gratuitos de capacitação nas áreas de Criação; Direção Audiovisual; Foto, Som e Arte; Produção; Finalização e Pós-Produção, com duração de 60 horas cada. As inscrições, que aconteceram de 11 de março a 11 de abril, no site do Mapa Cultural ES, estão esgotadas.
Os próximos cursos, que acontecem de 26 de maio a 13 de junho, das 17 às 21 horas, são de Direção de Fotografia, com o diretor de fotografia e colorista, Willian Rubim; e Edição e Mixagem de Som no Cinema, com o engenheiro de produção e áudio, Brian Baltar.
Fechando o ciclo de formações, de 16 de junho a 04 de julho, mais quatro cursos: Direção de Som, com cineasta e técnica de som direto, Natália Dornelas, das 13 às 17 horas; Edição e Montagem no Cinema, com a cineasta e editora, Gabriele Stein; Assistência de Direção, com a diretora, assistente de direção e montadora, Carol Covre; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Cinema, com a produtora Maria Grijó. As três formações acontecem das 17 às 21 horas.
Todos os cursos do Trilhas da Cultura acontecem no Hub ES+, que fica localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br