Stel Miranda é o convidado do Prosas Literárias, na próxima terça-feira (08), na Thelema
.jpg?v=638793723407895640)
O escritor, produtor cultural e comunicador Stel Miranda é o convidado do próximo Prosas Literárias, que acontece na próxima terça-feira (8), às 19h30, na Thelema, Centro de Vitória. A atividade, que será mediada pelo editor de livros Gabriel Nascimento, faz parte da programação do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025.
Stel Miranda é autor dos livros “O Evangelho segundo os oprimidos”, lançado pela Editora Cousa, “Perdoai nossas ofensas” e “Ressuscitado”. Também lançou quatro fanzines independentes: “Efeito Colateral”, “Aforismos em doses homeopáticas”, “O Profano” e “Ótica sobre o abismo”. Também é coordenador de Comunicação do Centro Cultural Casa Sinestésica, em Guarapari, na Grande Vitória, e produtor do Coletivo Sinestesia.
Além disso, o artista é formado em Arte e Cultura pelo Sistema Findes (Sesi/Senai), foi membro do Comitê Gestor Local do Programa Conjunto - ONU em Vitória. Tem especializações em Literatura, Sociologia e Filosofia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O Prosas Literárias é um projeto que propõe um diálogo sobre diversos aspectos do universo da literatura, abarcando vários gêneros literários por meio da promoção de conversas mediadas com convidados com trajetórias e envolvimento literário.
Para Gabriel Nascimento, que vai mediar a atividade, Stel é um escritor “sem rótulos”. “Conheci Stel diretamente pelo livro O Evangelho segundo os oprimidos. Era a chamada de originais da Cousa e, quando li, logo percebi que era um excelente livro. No processo de fazer o livro, fui descobrindo que o que me atraiu foi esse texto que não cabe em lugar nenhum e, ao mesmo tempo, está em todo lugar. Stel é esse escritor que não cabe num rótulo, porque ele não tem compromisso nenhum com rótulos. O compromisso dele é dizer, da forma que tiver que ser dito. Do papel à declamação. Não importa. A literatura é urgente”, diz.
Entrelaços
Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse isso que é atualmente: uma referência no protagonismo dos artistas locais e na democratização da cultura no coração do Centro de Vitória.
O Entrelaços teve início com a I Viradinha da Thelema, no dia 8 de fevereiro. Seu objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais de artistas locais; e Prosas Literárias. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.
O Entrelaços é realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
A Thelema
A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da Capital, atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.
A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br