30/10/2018 15h42 - Atualizado em 30/10/2018 15h43

Sinfônica do Espírito Santo na abertura do 6º Festival de Música Erudita do Espírito Santo

Novidades no Festival de Música Erudita do Espírito Santo 

Começa neste final de semana, dia 3 de novembro, a 6ª edição do Festival de Música Erudita de Espírito Santo, considerado um dos maiores eventos do gênero no país. Este ano – além dos tradicionais concertos no Teatro Carlos Gomes – outras nove apresentações vão acontecer em patrimônios, escolas e asilo, na programação dos Concertos Itinerantes.

A abertura oficial será neste sábado (03), às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, no Centro, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência do renomado maestro Roberto Duarte e participação da cantora lírica Natércia Lopes. Todas as apresentações são gratuitas e a retirada dos ingressos será feita uma semana antes de cada espetáculo ou no dia do evento, na bilheteria do Teatro.

O repertório da noite vai apresentar ao público a estreia mundial da Sinfonia nº 2, de Roberto Macedo, a canção “Nostalgia”, de Alceu Camargo e de Villa-Lobos, a obra “Bachianas Brasileiras nº 7.

Ao todo, serão apresentados 12 concertos e uma ópera, totalizando 20 apresentações. O evento é uma realização da Coes, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a ArcelorMittal, a Autoglass e a OSES - Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Criado com o objetivo de facilitar o acesso à música erudita, o evento busca também ampliar o mercado de trabalho para os mais diversos artistas e profissionais do setor, seja nas áreas de canto e instrumental ou na área cênica.

O maestro

Natural do Rio de Janeiro, Roberto Duarte vem desenvolvendo suas atividades como regente em nosso país e no exterior. Seu interesse pela música brasileira o coloca em posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão das obras para orquestra de Villa-Lobos. Teve o privilégio de ter sido discípulo e assistente de dois dos maiores mestres brasileiros: Francisco Mignone e Eleazar de Carvalho. Mais tarde aperfeiçoou-se, ainda, na Itália e na Alemanha. Sua carreira Internacional começou logo depois de ter sido laureado com o Prêmio Serge Koussevitzky; no Concurso Internacional de Regência do Festival Villa-Lobos (1975) no Rio de Janeiro.

  Natércia Lopes (Foto)

Cantora lírica capixaba de maior expressão. Bacharel em História (UFES) e Canto (EMES). Aperfeiçoou-se no Conservatório Brasileiro de Música do RJ. Na Itália, estudou  no Teatro Alla Scala, em Milão, com os renomados maestros:  Romano Gandolfi, Carlo Camerini e Otello Borgonovo e em Siena, na Accademia Chigiana, com o prestigiado maestro, Giorgio Favaretto. Cantou na Polônia, França e Portugal. Artista atuante nos principais teatros brasileiros: Theatro Municipal de São Paulo, Sala Cecília Meireles, Palácio das Artes, Teatro Guaíra, entre outros. Foi Diretora da FAMES e Coordenadora de Cultura da UFES. Desde 2014, é direção artística do Festival de Música Erudita do Espírito Santo.

Confira a programação completa no site: www.festivaldemusicaerudita.com.br

 

Serviço

6° Festival de Música Erudita do Espírito Santo

Data: de 03 a 24 de Novembro

Local: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória

Direção Geral: Tarcísio Santório | Direção Artística: Natércia Lopes


Entrada franca.

A retirada dos ingressos será feita uma semana antes de cada espetáculo, na bilheteria do Teatro.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard