Sexta TEIA Nacional: MinC e Secult iniciam mobilização com Pontos e Pontões de Cultura do Estado

Sexta TEIA Nacional, prevista para acontecer no próximo mês de março, em Aracruz, reunirá representantes das redes de Pontos e Pontões de Cultura e todo o País. Iniciando as mobilizações, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretária da Cultura (Secult) estiveram presentes na Reunião da Rede Estadual dos Pontos de Cultura, que aconteceu na última quarta-feira (25), no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Aracruz para iniciar as mobilizações no Estado.
Durante a reunião, foi apresentado o tema do evento “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, além do modelo de participação, com dois representantes de cada Estado e informações sobre a realização das etapas estaduais do evento. Além da criação de um Conselho com seis representantes de Pontões de Cultura, para tomada de decisões quanto à participação das redes, como solicitado pelo Comitê do Fórum de Cultura Viva da região centro-norte do Espírito Santo, por meio de uma carta lida na reunião.
“Apesar de ser uma política nacional, a gente precisa pensar nessa rede em âmbito estadual, respeitando as especificidades das culturas tradicionais e populares e das linguagens artísticas. A Política Nacional de Cultura Viva só acontece a partir da articulação da sociedade civil, que nessa política são chamados de ponteiras e ponteiros. Portanto, no evento teremos dois representantes da Rede Estadual dos Pontos Pontões de Cultura que vão representar a Rede”, explica a gerente de Territórios e Diversidade da Secult, Thais Souto.
Em uma edição de retorno, após 12 anos, o evento se une às celebrações dos 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), reunindo representantes da rede de Pontos e Pontões de Cultura do Brasil inteiro. Em sua sexta edição, a TEIA nacional se volta à justiça climática como tema central de debate. O evento inclui o V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, mostras artísticas, feira de economia solidária, oficinas e debates.
Sobre a escolha do tema e do local do evento, o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, do MinC, João Pontes, explica: “Cada vez, a gente tem vivido mais eventos climáticos extremos que demonstram que, ou a gente para e repensa a forma de se relacionar entre nós, no mundo, ou estamos fadados a um fim muito próximo. Aracruz vai ser o espaço onde nós vamos dizer para o Brasil, para a América Latina e para o mundo que os grupos de base comunitária são fundamentais para frear esses processos.”
João Pontes complementa: “Porque as soluções que o mundo precisa estão em cada comunidade, em cada ponto de cultura, em cada comunidade quilombola, cada terreiro, cada comunidade indígena, as soluções para os grandes dilemas da humanidade, elas já foram inventadas.”
Pontos e Pontões de Cultura
Os Pontos de Cultura são entidades que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades no Brasil inteiro, incluindo o Estado do Espírito Santo, valorizando e fomentando o essencial trabalho dos fazedores de cultura, mestres e mestras, artistas, criadores, agentes culturais, trabalhadores, grupos, comunidades e redes.
As entidades são reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura e parceiros, como o Governo do Estado. Os pontos de Cultura são monitorados e avaliados pela plataforma Rede Cultura Viva, que é coordenada pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (Minc), valorizando e fomentando o trabalho dos fazedores de cultura, mestres e mestras, artistas, criadores, agentes culturais, trabalhadores, grupos, comunidades e redes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br