21/10/2025 09h31 - Atualizado em 21/10/2025 11h45

Secult e MinC promovem ações de diálogo com a sociedade civil e gestores culturais em municípios capixabas

Equipes da Secult e do Ministério da Cultura (MinC) em visita ao ponto de cultura Instituto Cultural Tambor de Raiz, em Conceição da Barra.

As equipes da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC) se reuniram com representantes culturais e gestores públicos de cultura de diversos municípios das regiões Norte, Sul e Central do Estado, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, respectivamente. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e troca de experiências, além de desenvolver ações direcionadas à formação e articulação dos gestores culturais, visando à estruturação e ao fortalecimento dos sistemas locais de cultura no Espírito Santo.

 Mais de 200 participantes, oriundos de 45 municípios capixabas, estiveram presentes nas reuniões realizadas em Conceição da Barra, Ibiraçu, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, incluindo artistas, gestores e dirigentes culturais, membros de conselhos municipais de cultura, representantes de pontos e pontões de cultura, além de mestres da cultura popular. Entre os participantes, destacam-se mais de 30 coletivos, grupos e associações.

Encontro com gestores municipais da região Norte, em Conceição da BarraEncontro com gestores municipais da região Norte, em Conceição da Barra

 Os temas

 Durante esses encontros participativos, os momentos de escuta foram realizados em dois horários distintos, direcionados a públicos específicos. Pela manhã, facilitadores do MinC, representantes da Secult e outras autoridades presentes apresentaram as pautas aos representantes da sociedade civil que desenvolvem ações culturais em comunidades, incluindo pontos e pontões de cultura. Já no início da tarde, os encontros foram destinados a gestores, conselhos municipais e demais representantes das prefeituras. Em ambos os momentos, por meio de metodologia participativa, foram esclarecidas dúvidas, ouvidas sugestões e registradas as demandas locais.

 Entre os temas discutidos, destacaram-se os avanços e desafios da implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) nas esferas municipais e estaduais; as atualizações da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por parte do MinC e o novo ciclo do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo 2025, da Secult, com suas três linhas de fomento distintas: Patrimônio Material Tombado, Editais Municipais e a nova linha Espaços Culturais.

 Também foram analisados os resultados dos diálogos realizados pela Rede de Pontos de Cultura REMA – Rede de Matriz Africana,de Cariacica,  sobre o SNC nos municípios do Espírito Santo. A Teia Nacional dos Pontos de Cultura — o maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil — que será realizado entre os dias 24 e 29 de março de 2026, no município capixaba de Aracruz foi outro ponto de debate no encontro.

 De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Lindivaldo Jr, o Jr. Afro, a iniciativa representa uma parceria entre a Secult, o MinC e outros órgãos que possam contribuir para a construção efetiva do Sistema Nacional de Cultura (SNC) de uma forma mais participativa, integrada e efetiva.

 “Estamos aqui para ouvir as demandas e identificar os encaminhamentos para fortalecer e ampliar a articulação entre o Ministério da Cultura, os estados e os municípios. Nosso objetivo é esclarecer detalhes sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura, apoiando os municípios na consolidação desse processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura”, evidenciou.

 A subsecretária de Políticas Culturais, Carolina Ruas, também destacou o esforço conjunto da Secult e do MinC na implementação de políticas culturais, com atuação nos territórios por meio de uma equipe dedicada ao apoio aos gestores e à formação sobre as ações da Secult, incluindo a aplicação da Lei Aldir Blanc (PNAB).

 “Vivemos um momento histórico para as políticas culturais no Brasil, desde a retomada do Ministério da Cultura e com a universalização dos recursos em todos os territórios através da PNAB. É um momento marcado pelo fortalecimento do papel dos municípios na implementação dessas ações, para que os recursos cheguem na ponta e haja alinhamento entre as três esferas de gestão - município, estado e união -, com responsabilidade. Mas é importante destacar que o foco das políticas públicas de cultura deve ser toda a sociedade. Esse é o desafio que está colocado para nós, gestores”, pontuou.

Encontro com pontos de cultura, em Ibiraçu, e com gestores culturais, em Aracruz.Encontro com pontos de cultura, em Ibiraçu, e com gestores culturais, em Aracruz.

 A coordenadora do Escritório do MinC no Espírito Santo, Nieve Matos, afirmou que os encontros buscaram fortalecer o diálogo entre o Ministério da Cultura, a Secult, gestores locais e a sociedade civil.

 “Buscamos apoiar a implementação do Sistema Nacional de Cultura nos territórios e contribuir para a efetividade da Política Nacional Aldir Blanc e das demais políticas culturais do MinC. Foi um momento muito importante de cooperação federativa, em que governo federal, estado e municípios atuaram de forma integrada para qualificar gestores, dirigentes, equipes jurídicas e conselhos de cultura, fortalecendo a gestão cultural em todo o Espírito Santo”.

 Também estiveram no encontro a coordenadora-Geral de Articulação e Parcerias - SEEG, do MinC, Maria Carolina Prado Lage; representante técnica do MInc, Januária dos Santos; o Superintendente do Iphan no Estado, Joubert Jantorno Filho, o gerente do Sistema Estadual da Cultura, Villinevy Koppe Robbi e os representantes da rede de Ponto de Cultura REMA, de Cariacica, Pai Geová D'Kavungo e Geovan João Alves da Silva.

Encontro com com gestores culturais e pontos de cultura da região Sul, em Cachoeiro de ItapemirimEncontro com com gestores culturais e pontos de cultura da região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard