Secult e MinC promovem ações de diálogo com a sociedade civil e gestores culturais em municípios capixabas

As equipes da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC) se reuniram com representantes culturais e gestores públicos de cultura de diversos municípios das regiões Norte, Sul e Central do Estado, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, respectivamente. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e troca de experiências, além de desenvolver ações direcionadas à formação e articulação dos gestores culturais, visando à estruturação e ao fortalecimento dos sistemas locais de cultura no Espírito Santo.
Mais de 200 participantes, oriundos de 45 municípios capixabas, estiveram presentes nas reuniões realizadas em Conceição da Barra, Ibiraçu, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, incluindo artistas, gestores e dirigentes culturais, membros de conselhos municipais de cultura, representantes de pontos e pontões de cultura, além de mestres da cultura popular. Entre os participantes, destacam-se mais de 30 coletivos, grupos e associações.
Encontro com gestores municipais da região Norte, em Conceição da Barra
Os temas
Durante esses encontros participativos, os momentos de escuta foram realizados em dois horários distintos, direcionados a públicos específicos. Pela manhã, facilitadores do MinC, representantes da Secult e outras autoridades presentes apresentaram as pautas aos representantes da sociedade civil que desenvolvem ações culturais em comunidades, incluindo pontos e pontões de cultura. Já no início da tarde, os encontros foram destinados a gestores, conselhos municipais e demais representantes das prefeituras. Em ambos os momentos, por meio de metodologia participativa, foram esclarecidas dúvidas, ouvidas sugestões e registradas as demandas locais.
Entre os temas discutidos, destacaram-se os avanços e desafios da implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) nas esferas municipais e estaduais; as atualizações da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por parte do MinC e o novo ciclo do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo 2025, da Secult, com suas três linhas de fomento distintas: Patrimônio Material Tombado, Editais Municipais e a nova linha Espaços Culturais.
Também foram analisados os resultados dos diálogos realizados pela Rede de Pontos de Cultura REMA – Rede de Matriz Africana,de Cariacica, sobre o SNC nos municípios do Espírito Santo. A Teia Nacional dos Pontos de Cultura — o maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil — que será realizado entre os dias 24 e 29 de março de 2026, no município capixaba de Aracruz foi outro ponto de debate no encontro.
De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Lindivaldo Jr, o Jr. Afro, a iniciativa representa uma parceria entre a Secult, o MinC e outros órgãos que possam contribuir para a construção efetiva do Sistema Nacional de Cultura (SNC) de uma forma mais participativa, integrada e efetiva.
“Estamos aqui para ouvir as demandas e identificar os encaminhamentos para fortalecer e ampliar a articulação entre o Ministério da Cultura, os estados e os municípios. Nosso objetivo é esclarecer detalhes sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura, apoiando os municípios na consolidação desse processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura”, evidenciou.
A subsecretária de Políticas Culturais, Carolina Ruas, também destacou o esforço conjunto da Secult e do MinC na implementação de políticas culturais, com atuação nos territórios por meio de uma equipe dedicada ao apoio aos gestores e à formação sobre as ações da Secult, incluindo a aplicação da Lei Aldir Blanc (PNAB).
“Vivemos um momento histórico para as políticas culturais no Brasil, desde a retomada do Ministério da Cultura e com a universalização dos recursos em todos os territórios através da PNAB. É um momento marcado pelo fortalecimento do papel dos municípios na implementação dessas ações, para que os recursos cheguem na ponta e haja alinhamento entre as três esferas de gestão - município, estado e união -, com responsabilidade. Mas é importante destacar que o foco das políticas públicas de cultura deve ser toda a sociedade. Esse é o desafio que está colocado para nós, gestores”, pontuou.
Encontro com pontos de cultura, em Ibiraçu, e com gestores culturais, em Aracruz.
A coordenadora do Escritório do MinC no Espírito Santo, Nieve Matos, afirmou que os encontros buscaram fortalecer o diálogo entre o Ministério da Cultura, a Secult, gestores locais e a sociedade civil.
“Buscamos apoiar a implementação do Sistema Nacional de Cultura nos territórios e contribuir para a efetividade da Política Nacional Aldir Blanc e das demais políticas culturais do MinC. Foi um momento muito importante de cooperação federativa, em que governo federal, estado e municípios atuaram de forma integrada para qualificar gestores, dirigentes, equipes jurídicas e conselhos de cultura, fortalecendo a gestão cultural em todo o Espírito Santo”.
Também estiveram no encontro a coordenadora-Geral de Articulação e Parcerias - SEEG, do MinC, Maria Carolina Prado Lage; representante técnica do MInc, Januária dos Santos; o Superintendente do Iphan no Estado, Joubert Jantorno Filho, o gerente do Sistema Estadual da Cultura, Villinevy Koppe Robbi e os representantes da rede de Ponto de Cultura REMA, de Cariacica, Pai Geová D'Kavungo e Geovan João Alves da Silva.
Encontro com com gestores culturais e pontos de cultura da região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br