26/12/2018 09h57 - Atualizado em 26/12/2018 10h01

Secult do Espírito Santo recebe treinamento para operacionalizar o Registro de Museus

Na terça-feira (18), a museóloga Paula Nunes, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), recebeu da equipe da Coordenação de Produção e Análise da Informação (CPAI/CGSIM/Ibram) treinamento no uso da plataforma Museusbr para o início das operações do Registro de Museus pela Secult-Es.

O treinamento faz parte do plano de trabalho tratado ainda na assinatura do Termo de Reciprocidade entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Secult-ES firmado em maio deste ano, que contempla a estruturação de processos de trabalho compartilhados nas plataformas Mapa Cultural ES (Secult-ES), Museusbr (Ibram/MinC) e Mapa da Cultura (SNIIC/MinC).

Além do Espírito Santo, o Ibram assinou, no mês de julho, com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (SEC-SP) o Termo de Convênio para a operação do Registro de Museus também naquele estado. A intenção desses acordos de cooperação é dar uma maior capilaridade à atuação do Ibram e na formalização dos museus a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus.

A previsão para o início da operação do Registro de Museus pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo é o primeiro trimestre de 2019.

O Registro de Museus

Instrumento da Política Nacional de Museus, previsto pelo Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009) e seu Decreto regulamentador (Decreto nº 8.124/2013), instituído pela Resolução Normativa nº 1/2016, o Registro de Museus visa criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Foto: Da esquerda para a direita, Rafaela Gueiros de Lima (Coordenadora de Produção e Análise da Informação – CPAI), Paula Nunes (Secult-ES), Yris Lira (CPAI) e Michel Correia (CPAI).

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard