18/03/2019 12h32 - Atualizado em 18/03/2019 15h48

Secretaria de Cultura tem nova estrutura organizacional

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) conta agora com novas gerências: Territórios e Diversidade (GETD), Economia Criativa (Gecria) e Espaços e Articulação Cultural (Geac). Além disso, a Subsecretaria de Cultura agora se chama Subsecretaria de Políticas Culturais. O decreto que cria as novas gerências e o novo organograma foram publicados no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira (14), e não aumentará o gasto fixo da pasta. 

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, a gestão realizou um longo diagnóstico das necessidades da Cultura do Estado. A partir do levantamento foi proposta a readequação da estrutura organizacional básica para atender aos novos desafios da pasta. 

“A cultura nos conecta com fazeres, saberes, sonhos e estéticas. Enquanto política pública, portanto, a cultura está a serviço da inovação, das transformações sociais e do crescimento econômico, norteadores da toda a gestão integrada do governador Renato Casagrande”, ressalta Noronha.

A Gerência de Territórios e Diversidade foi criada na estrutura da antiga Gerência de Cidadania e Diversidade; já Gerência de Economia Criativa entra no lugar da Gerência do Sistema Estadual de Cultura. A Gerência de Marketing Cultural, que já era responsável pelo Funcultura, agora tem o nome Gerência do Fundo Estadual de Cultura. Todas ficarão submetidas à Subsecretaria de Políticas Culturais, capitaneada pela subsecretária Carolina Ruas.

Espaços e Articulação

O decreto assinado pelo governador Renato Casagrande inclui a Gerência de Espaços e Articulação Cultural na estrutura da Secult. Ela foi criada a partir da demanda de um olhar específico para os espaços culturais vinculados à Secretaria dentro da estrutura organizacional. São eles: o Theatro Carlos Gomes; a Galeria Homero Massena; o Museu de Artes do Espírito Santo; o Museu do Colono e o Palácio da Cultura Sônia Cabral. 

A partir do decreto, eles ficam submetidos à Gerência, comandada pelo servidor Vinicius Fabio. “A Geac lança olhar para asnossas casas, mas também para a formação de uma rede de espaços culturais privados e públicos em todo o Estado, fortalecendo o fazer e a experienciação artística na ponta” reforça o secretário.  

Compete à Gerência de Espaços e Articulação Cultural programar, organizar, orientar e coordenar as atividades dos espaços culturais; coordenar a administração dos espaços, centralizando as demandas de serviços, contratos, pessoal e estrutura relativas a eles; promover a articulação de espaços não pertencentes à gestão do Estado, a fim de compor calendário integrado de ações e criar redes horizontais de programação entre espaços privados e públicos no âmbito do Espírito Santo. 

Territórios 

A Gerência de Territórios e Diversidade será responsável por formular, identificar e promover o desenvolvimento de projetos ligados às políticas culturais, com ênfase em promoção de cidadania e democratização do acesso aos meios de produção da Cultura. A gerência comandada pela artista Karen Valentim será a principal interface da Secult com o Programa Estado Presente. É da GETD a função de promover mais cultura em territórios de vulnerabilidade social e no interior do Estado, descentralizando o fazer cultural.

Noronha destaca que o Governo do Estado tem papel fundamental na parceria com os municípios e na integração e valorização da cultura em todo território capixaba. “Não só no financiamento de projetos, grupos eventos e reformas, como já vem fazendo, mas também na articulação de ideias e tecnologias sociais que possam incluir políticas culturais nas pautas dessas cidades”, afirma. 

Também cabe à GETD elaborar, definir e executar programas de interface com juventudes, territórios de vulnerabilidade social e minorias sociais; bem como promover, monitorar e articular iniciativas e atividades que tenham como objetivo a promoção da diversidade cultural para a cidadania, gerenciando contratos e parcerias institucionais.

Economia Criativa

A Gerência de Economia Criativa é responsável por formular, identificar e promover o desenvolvimento de projetos ligados ao fortalecimento da dimensão econômica das atividades culturais. Noronha explica que a Gecria buscará novos atores na cena cultural, com o foco “na possibilidade de expansão de uma matriz econômica que é tendência no mundo - sustentável e multiplicadora”, explica. 

Sob o comando da produtora Lorena Louzada, a Gecria deve estimular, incrementar e apoiar o desenvolvimento e articulação de ações de fomento das cadeias produtivas ligadas à cultura com potencial de geração de emprego e renda, com ênfase nos segmentos estratégicos para o Estado.

A Gecria também promove ações de monitoramento e análise de dados sobre o impacto das atividades culturais no ambiente social e econômico do Espírito Santo, definindo indicadores para subsidiar a elaborar projetos e programas de desenvolvimento das cadeias produtivas da cultura.

Texto: Aline Dias

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard