Roda de Conversa marca debate sobre Carnaval, Identidade e Sustentabilidade na Pega no Samba
.jpeg?v=638876651392783350)
Nesta quinta-feira (10), a quadra da escola de samba Pega no Samba, em Vitória, recebe a última Roda de Conversa do projeto que une cultura, memória e práticas sustentáveis no universo do Carnaval capixaba. O encontro tem como tema “Carnaval, Identidade e Sustentabilidade” e contará com nomes de peso: o carnavalesco Cahe Rodrigues, do Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Independente de Boa Vista, a estilista e produtora de moda Elisângela Reis e o historiador Marcus Vinícius Sant’Ana.
O debate começa às 19 horas e, depois da troca de ideias, o samba toma conta do espaço com Dunga do Cavaco & Convidados, Bateria Locomotiva da Consolação e os Segmentos Artísticos da Pega no Samba, celebrando a força da tradição.
Essa programação faz parte de um projeto que busca preservar e fortalecer a memória e a identidade cultural do samba e do Carnaval, envolvendo a comunidade por meio de ações formativas e do incentivo à sustentabilidade. A iniciativa é da tradicional Pega no Samba, fundada em 1976 como bloco carnavalesco e transformada em escola de samba em 1982.
Além das rodas de conversa — que já discutiram temas como “A arte transforma e faz sonhar” e “O novo momento da folia” —, o projeto vem realizando oficinas de percussão, dança do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, fantasias e adereços. Outras formações estão programadas para os próximos meses, como encontros de canto, composição de enredo e oficinas de danças carnavalescas. Parte dessas atividades também será levada para quadras de outras escolas de samba do Espírito Santo, envolvendo artistas de diferentes agremiações.
Um dos pilares da ação é a sustentabilidade: fantasias, uniformes, materiais alegóricos, instrumentos e cenografia que não são mais usados pelo Grupo Águia Banca estão sendo recolhidos, separados e higienizados — trabalho feito em parceria com o ReciclaFolia, instituição especializada em reciclagem voltada para o Carnaval. O objetivo é estimular uma folia mais consciente, onde a reutilização se torna parte essencial do processo criativo.
Como forma de celebrar a história da escola e o sentimento de pertencimento da comunidade, um painel comemorativo dos 50 anos da Consolação/Gurigica, com o tema “Tipos Populares de Vitória”, foi pintado pelo artista plástico Rudson Costa na entrada da quadra.
O primeiro ciclo do projeto está previsto para ser encerrado no início de outubro, com a abertura da exposição “50 anos de Pega no Samba” e uma grande apresentação na tradicional Feira da Gurigica — reafirmando que o samba e o carnaval seguem vivos, pulsantes e cada vez mais sustentáveis.
O projeto conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o apoio da Associação Oficina da Vida e patrocínio do Grupo Águia Branca.
Serviço:
Data: quinta-feira (10/07)
Horário: 19h
Local: Quadra da GRES Pega no Samba - R. Dr. Américo de Oliveira, 455 - Consolação, Vitória
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br