10/11/2025 15h49 - Atualizado em 10/11/2025 16h11

Representantes de comunidades indígenas capixabas se apresentam no encerramento do ‘Ano do Brasil na França’ em Paris

No último fim de semana, duas apresentações registraram o encerramento da temporada cultural “Ano do Brasil na França”, em duas cidades do país. Os eventos tiveram as presenças capixabas de representantes de comunidades indígenas do Espírito Santo e aconteceram na cidade de Lyon e na capital, Paris. Rodrigo Karai Mirim, da Aldeia Indígena Piraqueçu, em Caieiras Velha, Aracruz; e Jocelino Tupinikim, da Aldeia de Caieiras Velha, também em Aracruz, foram a França por meio do Edital de Circulação e Intercâmbio, do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

“Ano do Brasil na França” é um projeto que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, com eventos que foram de abril e se estendem até dezembro em mais de 50 cidades francesas.

O grupo que estva na França para as apresentações foi capitaneado por DJ Mam, multi-artista, músico, compositor, cantor, performer, produtor musical, curador, defensor das causas indígenas e idealizador e diretor do "Show das Matas".

DJ Mam, os capixabas e outros membros da delegação cultural se apresentaram no sábado (08), no Musée des Confluences, na cidade de Lyon, onde o grupo apresentou o Show das Matas, que contou com diversos representantes de comunidades indígenas de todo Brasil, como DjuenaTikuna, Tupãzinho Guarani, Diego Janatã e um coral indígena Guarani Tupinikim Tikuna.

No domingo (09), a delegação de artistas e representantes de comunidades indígenas de todo Brasil partiu para Paris e se apresentaram no Musée du Quai Branly, encerrando a temporada cultural do “Ano do Brasil na França”. As duas apresentações tiveram ingressos esgotados.

O Musée du Quai Branly e Musée des Confluences, ambos na capital do país, estão apresentando grandes exposições sobre Belém (PA) e a Amazônia. As ações se dão pela chegada da COP 30, que começou nesta segunda-feira (10) no Brasil.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard