02/05/2025 17h27 - Atualizado em 02/05/2025 17h28

Representante capixaba do Conselho Estadual de Cultura (CEC) participa de Fórum Nacional em Teresina, Piauí

Fórum dos Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta, começou nesta quinta (1º) e vai até sábado, 03 de maio, em Teresina

O produtor, ator teatral e membro do Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC), Carlos Ola, é o convidado representante do Estado no Encontro Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta, que teve início nessa quinta-feira (1º) e vai até este sábado (03), em Teresina, Piauí. São três dias de intensa programação com debates, rodas de conversa, mesas-redondas e construções coletivas em torno das políticas públicas de cultura no Brasil, execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), leis de fomento da cultura e na escuta da comunidade cultural local e regional sobre o setor. 

O evento é uma oportunidade para fortalecer a relação entre a sociedade civil e o poder público, assim como o desenvolvimento da arte e cultura no Brasil, enfatizando a articulação e cooperação entre os conselhos estaduais de cultura de todo o País. Como forma de apoio, a Secretaria da Cultura (Secult) custeou as passagens áreas do representante do CEC no encontro.

 Carlos Ola, que é o representante titular da Região do Caparaó no Biênio 2023-2025 do CEC, destaca que sua participação está presente no acompanhamento de inúmeras atividades, como os fóruns de debates sobre o Sistema Nacional de Cultura, além da divulgação das ações efetivas dos Conselheiros no órgão consultivo no Estado.

 “Enquanto conselheiro representante do Espírito Santo, levarei um painel das ações promovidas pelo nosso Conselho Estadual de Cultura (CEC) e os reflexos em toda cultura de nosso Estado, principalmente no interior, devido à região que represento em terras capixabas”, enfatiza Carlos Ola. 

 Sobre o ConECta 

 Fundado em 1998, o ConECta é um colegiado permanente de articulação, fiscalização e deliberação dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil. Com sede atual em Teresina/Piauí, reúne 26 representantes de 23 estados e do Distrito Federal, todos oriundos da sociedade civil.  Ao longo de seus 27 anos de trajetória, o ConECta tem se consolidado como um vetor essencial na formulação e implementação de políticas culturais, colaborando com iniciativas como o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). 

 O CEC

 Conselho Estadual de Cultura (CEC) é um órgão consultivo vinculado à Secretaria da Cultura, Secult. É responsável pela normatização, deliberação e responde demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de Política Cultural do Estado do Espírito Santo.

São atribuições dos conselheiros que compõem as Câmaras do CEC: elaborar estudos técnicos e pareceres pertinentes à respectiva área de atuação; despachar ou manifestar-se em processos submetidos à apreciação da respectiva Câmara; promover vistorias ou diligências, a pedido da Presidência ou por determinação do Plenário; solicitar, por intermédio da Presidência, informações necessárias à instrução de processos, a autoridades, dirigentes, profissionais, entidades públicas ou privadas; reunir-se, sempre que necessário, com técnicos ou profissionais, com objetivo de melhor embasar ou conhecer as matérias submetidas à análise da Câmara.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.b

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard