Quilombos de Cachoeiro realizam a tradicional festa Raiar da Liberdade
.jpg?v=638821470225039710)
No dia 17 de maio, sábado, às 18h, será a vez do Quilombo Monte Alegre, um dos mais antigos e tradicionais quilombos de resistência do Espírito Santo, receber o Raiar da Liberdade. A tradicional festa teve a sua realização no último sábado (3), no Quilombo Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, e continuará no Quilombo Monte Alegre.
O Raiar da Liberdade foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo em 2024, pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), da Secretaria da Cultura (Secult), passando a ficar inscrita no Registro de Bens de Natureza Imaterial do Estado do Espírito Santo.
Quem recebe os visitantes é o grupo Santa Cruz, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2005, e que é comandado pelas mestras Maria Laurinda, Adevalmira, Zeli, Neuza e Geralda.
Além das apresentações de grupos, como a charola de São Sebastião, o bate flechas, a folia de reis e o caxambu, a programação da festa também conta com a feijoada comunitária, que é um ponto indispensável no Raiar. O evento é gratuito e aberto à visitação do público em geral.
Raiar da Liberdade em Quilombo Vargem Alegre
“No tempo do cativeiro, quando o senhor me batia, eu gritava por Nossa Senhora! Ai, meu Deus, como a chibata doía!”. Este é um dos mais fortes e marcantes versos entoados na roda de caxambu na noite do último sábado (03), durante a festa Raiar da Liberdade, ocorrida no Quilombo Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim.
A edição deste ano do Raiar da Liberdade de Vargem Alegre foi viabilizada com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secult, por meio do Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, e contou com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense e do Instituto Ádapo.
O festejo, que é realizado desde o século XIX, reuniu diversos grupos de patrimônio imaterial do município, que apresentaram folguedos como a capoeira, a folia de reis, o samba de roda e o caxambu – este último representado pelo grupo Alegria de Viver, da própria localidade, que hoje é comandado pelos mestres Ormyr, Lúcia Maria e Pedro Paulo Caetano.
Carlos Ronaldo Caitano, instrutor de capoeira e integrante do grupo, comenta que o Raiar é “um espaço de cidadania e de luta pelos nossos direitos sociais e culturais, resultando em benefícios de longo prazo para o nosso povo”.
“Essa festa é notadamente uma ferramenta de resgate e valorização de memórias, histórias, cultura, orgulho e identidade. Reverenciar os saberes tradicionais e dar aos mais experientes seu lugar de fala e seu valor significa garantir a preservação de sua ancestralidade, que é algo de uma riqueza inestimável”, afirmou Genildo Coelho Hautequestt Filho, presidente do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo, instituição que apoia o projeto.
Serviço:
Raiar da Liberdade em Monte Alegre
Data: 17/05 (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Quilombo Monte Alegre
Endereço: Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim – ES
Siga pela BR-482, no sentido Cachoeiro x Alegre. Vire à direita no trevo de Burarama. Após passar pela sede do Incaper, vire à direita em uma estrada não pavimentada (há uma placa indicativa neste ponto) e continue seguindo por mais 8km nessa mesma estrada, que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba, até chegar ao quilombo.
Localização no Google Maps é https://goo.gl/maps/QKeE8Y9ufkq7PrZw8
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Wigo Nunes / Jéiny Lima / Julia Novais / Juliana Indami / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583