Quilombo Vargem Alegre recebe programação cultural neste sábado (20)
.jpg?v=638936202193633030)
Uma série de atividades culturais e de valorização do patrimônio imaterial será realizada no quilombo Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, neste sábado (20). A localidade receberá mais uma etapa do projeto de circulação do livro Negros do Espírito Santo, de Carla Osório (fotógrafa), Leonor Araujo (historiadora) e Adriana Bravin (jornalista). A segunda edição da obra, lançada 26 anos após a original, documenta formas de resistência socioeconômica e cultural de comunidades negras e quilombolas do Estado, com base em pesquisas dos anos 1990, imagens e relatos de mestres e guardiões da memória. O evento é gratuito.
A ação tem recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 04/2024 – Valorização de Territórios e Diversidade Cultural, com apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo.
O quilombo Vargem Alegre é um dos pontos dessa circulação. As autoras compartilharão histórias, registros e pesquisas. Entre as trajetórias presentes na publicação está a de Canuta Caetano, do grupo Caxambu Alegria de Viver, da própria comunidade. Ela liderou o grupo até 2019. Após seu falecimento, sua irmã Ormyr deu continuidade ao trabalho.
Segundo Genildo Coelho Hauttesquest Filho, coordenador de projetos da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, o livro trouxe visibilidade para as comunidades tradicionais. A família Caetano, retratada na publicação, representa o quilombo Vargem Alegre e outras localidades do município.
O projeto prevê também a distribuição gratuita do livro a instituições de ensino, cultura e associações. É viabilizado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e produção da Editora Cousa. A roda de conversa com as autoras será aberta ao público, a partir das 18h.
Também será realizado no local o projeto Preservação do Caxambu Cachoeirense, com rodas de caxambu entre três grupos da cidade. Participarão o grupo Alegria de Viver (Vargem Alegre), o grupo Caxambu da Velha Rita (bairro Zumbi) e o Santa Cruz (Quilombo Monte Alegre). Esta será a segunda roda promovida pelo projeto.
.jpg?v=638936202194406970)