Projeto ‘Tranças que te quero’ promove oficinas e palestras voltadas ao empreendedorismo criativo
O projeto “Tranças que te quero” promoveu, entre os dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro, duas oficinas de tranças afras, além de palestras sobre empreendedorismo, atendimento ao público e marketing digital. O público-alvo foram mulheres negras – cisgênero, transgênero e não binárias –, periféricas, residentes em Cariacica, desempregadas ou em situação de vulnerabilidade e risco social.
As oficinas foram realizadas na associação Reame, no bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica. Paralelamente às atividades formativas, algumas alunas tiveram oportunidade ainda de contar com apoio psicológico, com terapia integrativa, e receberam orientações sobre regularização de documentos pessoais, visando à formalização de microempresas.
Já nessa quarta-feira (07), foi realizada a ação “Dia da Trança – Rompendo Padrões”, no espaço cultural Thelema, Centro de Vitória. Na ocasião, a palestrante Iamara Nascimento conduziu uma roda de conversa sobre o tema. Também foram debatidos assuntos relacionados ao empoderamento feminino, à cultura negra e à quebra de padrões. Durante o evento, as alunas, além de participarem da roda de conversa, colocaram em prática todo o aprendizado adquirido ao longo das oficinas, fazendo tranças em algumas pessoas presentes, que saíram do encontro com um novo penteado.
Realizado das 16h às 22h, o evento contou com apresentações musicais e reuniu um público de mais de 100 pessoas. A ocasião foi marcada ainda pela entrega dos certificados das oficinas e palestras e de kits básicos para que possam iniciar a nova profissão.
O projeto “Tranças que te quero” foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de valorização da diversidade cultural, da Secretaria da Cultura (Secult).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583