21/01/2025 11h27

Projeto Lugares de Ler realiza atividades na Grande Vitória e no interior

Nesta semana, a programação do Projeto Lugares de Ler, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Instituto Agir pela Cidadania, conta com atividades para todas as idades. Na Grande Vitória, elas acontecerão nos municípios de Cariacica, Guarapari, Vitória, Serra e Vila Velha. No interior, nas cidades de Linhares e Aracruz.

Na quarta-feira (22), no bairro Planalto, em Linhares, acontecerá, às 9h, no Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, o Clube do Livro. A obra será Depois a louca sou eu, de Tati Bernardi. A autora escreve sobre ansiedade, com humor, mas mantendo a seriedade diante do tema. Nesse mesmo dia e horário, o livro Poecrítica, de Caio Ruano, fará parte da Roda de Leitura que acontecerá no Cajun de Nova Palestina, em Vitória.

Também no dia 22, às 14h, a obra Quando a primavera chega, de Marina Colasanti, fará parte do Clube de Leitura que será realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Padre Gabriel, em Cariacica. O livro conta com 17 contos. Na quinta-feira (23), às 18h30, a lenda de Mãe Bá será discutida no Afetos Literários, na Associação Bom de Bola, localizada em Santa Mônica, Guarapari.

A comunidade de Jacupemba, em Aracruz, sediará, na sexta-feira (24), às 8h30, a Roda de Leitura. O livro escolhido é O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, que se passa em um minúsculo planeta onde vive o pequeno príncipe preto e no qual há uma árvore Baobá, sua companheira. A Roda de Leitura será no Lar são José. Também nesse dia, às 14h30, na Praça Ceu, em Nova Rosa da Penha, Cariacica terá o Férias com Leitura. O livro lido será Super Legal, de Ione Duarte. Super Legal é um livro infantil que traz a história de um super-herói que utiliza seus poderes para proteger as pessoas e a natureza.

Na Piedade, em Vitória, as atividades acontecerão no dia 24 de janeiro e no sábado (25). A primeira será o Cine Piedade, às 19h, na quadra do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carlita Correa Pereira. Na ocasião haverá a exibição do filme Homem – Aranha: Através do Arranhaverso. A segunda atividade na Piedade, às 9h30, se chama Você tem um minuto para uma história?, com trechos dos contos de Planta Oração, de Calila das Mercês, livro-poema-conto que faz a junção da oralidade com a ancestralidade.

No sábado (25), às 14h, no Conexão Perifa, em Vitória, acontecerá o Guerreiras no Espírito Santo, com o livro Zacimba Gaba, a princesa guerreira, de Noélia Miranda. A autora resgata a história da princesa Zacimba Gaba, que foi escravizada no norte do Estado e liderou revoltas pela libertação dos negros e negras. Também no dia 25, às 15h30, o Rolê Literário, em Jardim Carapina, na Serra, promoverá a leitura do fanzine Para ser borboleta é preciso paciência, da poeta Eloísa Jardim.

A programação da semana encerra no domingo (26), às 15h, na praça do bairro Mambrini, em Aracruz. Lá será realizado o Palavras ao Vento, com o livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França.

O Projeto Lugares de Ler acontece em dez territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que atende regiões com alto índice de vulnerabilidade social. São três em Vitória (Piedade, São Pedro e Bairro da Penha), dois em Cariacica (Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel), e um em Vila Velha (Terra Vermelha), Serra (Carapina), Guarapari (Jabaraí), Aracruz (Jacupemba) e Linhares (Planalto).

Cada território conta com um agente que atua em atividades de mediação de leitura, com encontros semanais. Além disso, durante o período do projeto, que é de um ano, cada local realizará até quatro eventos, que podem incluir atividades como pocket show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard