Projeto itinerante leva oficinas, vivências e rodas de tambores a comunidades de Fundão e Divino de São Lourenço
.png?v=638833518625379560)
O projeto "Circuito Tambores da Fonte ao Mar" convida a comunidade dos municípios de Fundão (distrito de Praia Grande) e Divino de São Lourenço (distrito de Patrimônio da Penha) a uma imersão na rica cultura musical dos tambores. Por meio de encontros itinerantes de formação e vivências, o projeto busca valorizar as diversas utilizações e sonoridades dos tambores, elementos centrais nas manifestações culturais de diferentes grupos e etnias da região.
Com foco em ações educativas e gratuitas, o "Circuito Tambores da Fonte ao Mar" promove a transmissão de conhecimentos e a troca de saberes entre artistas e jovens das comunidades envolvidas. Oficinas de percussão, vivências musicais, transmissão oral de saberes ancestrais, palestras e a tradicional roda de tambores com cantos e apresentações culturais são algumas das atividades que compõem a programação.
O projeto tem como público-alvo preferencial jovens (12 a 29 anos), pessoas com deficiência (PCD) e a comunidade LGBTQIA+, dos distritos de Praia Grande e Patrimônio da Penha. As rodas de tambores, que são embaladas por cantigas regionais e tradicionais das culturas indígena e afro-brasileira, são conduzidas pelos membros do grupo Movimento Cultural Tambores Esperança.
A metodologia do projeto incentiva a livre expressão, a conexão e a criatividade, promovendo a fusão de ritmos variados e o desenvolvimento de sonoridades únicas e contemporâneas pelo toque intuitivo dos tambores. Além de celebrar a diversidade cultural e reafirmar o direito de todos à arte e à cultura, resgatando conhecimentos musicais ancestrais e construindo pontes entre o passado e o presente.
O projeto Circuito Tambores da Fonte ao Mar é realizado com recursos do Edital de Culturas Tradicionais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Vagas Limitadas: até 30 pessoas por atividade.
Serviço:
24/05
Local: Espaço Puri – Rua Principal, Patrimônio da Penha – Divino de São Lourenço.
Horário: De 13h às 18h
31/05
Local: Espaço Tambores Esperança – Pousada Kebra mar, Enseada das Garças, Praia Grande - Fundão.
Horário: De 13h às 18h
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br