20/05/2025 15h30 - Atualizado em 20/05/2025 16h01

Projeto itinerante leva oficinas, vivências e rodas de tambores a comunidades de Fundão e Divino de São Lourenço

O projeto "Circuito Tambores da Fonte ao Mar" convida a comunidade dos municípios de Fundão (distrito de Praia Grande) e Divino de São Lourenço (distrito de Patrimônio da Penha) a uma imersão na rica cultura musical dos tambores. Por meio de encontros itinerantes de formação e vivências, o projeto busca valorizar as diversas utilizações e sonoridades dos tambores, elementos centrais nas manifestações culturais de diferentes grupos e etnias da região.

Com foco em ações educativas e gratuitas, o "Circuito Tambores da Fonte ao Mar" promove a transmissão de conhecimentos e a troca de saberes entre artistas e jovens das comunidades envolvidas. Oficinas de percussão, vivências musicais, transmissão oral de saberes ancestrais, palestras e a tradicional roda de tambores com cantos e apresentações culturais são algumas das atividades que compõem a programação.

O projeto tem como público-alvo preferencial jovens (12 a 29 anos), pessoas com deficiência (PCD) e a comunidade LGBTQIA+, dos distritos de Praia Grande e Patrimônio da Penha. As rodas de tambores, que são embaladas por cantigas regionais e tradicionais das culturas indígena e afro-brasileira, são conduzidas pelos membros do grupo Movimento Cultural Tambores Esperança.

A metodologia do projeto incentiva a livre expressão, a conexão e a criatividade, promovendo a fusão de ritmos variados e o desenvolvimento de sonoridades únicas e contemporâneas pelo toque intuitivo dos tambores. Além de celebrar a diversidade cultural e reafirmar o direito de todos à arte e à cultura, resgatando conhecimentos musicais ancestrais e construindo pontes entre o passado e o presente.

O projeto Circuito Tambores da Fonte ao Mar é realizado com recursos do Edital de Culturas Tradicionais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). 

Clique aqui para se inscrever

Vagas Limitadas: até 30 pessoas por atividade.

 

Serviço: 

24/05

Local: Espaço Puri – Rua Principal, Patrimônio da Penha – Divino de São Lourenço.

Horário: De 13h às 18h

 

31/05

Local: Espaço Tambores Esperança – Pousada Kebra mar, Enseada das Garças, Praia Grande - Fundão.

Horário: De 13h às 18h

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard