Projeto ‘Desvios’ reúne em exposição gravuras produzidas por internos do sistema prisional do Estado
.jpg?v=638918261818267540)
Nessa segunda-feira (25), ocorreu no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) um momento de encontro e reconhecimento no âmbito do projeto “Desvios: Laboratório de Desenho e Gravura”. Internos do regime semiaberto da Penitenciaria de Cariacica, participantes da iniciativa, estiveram no Museu para uma visita mediada pelas exposições em exibição, incluindo a mostra que ocupa a Biblioteca do MAES com suas próprias produções artísticas, que estarão em exibição entre o período de 19 de agosto e 17 de outubro.
Ao longo do primeiro semestre de 2025, oficinas centradas na prática do autorretrato colocaram em diálogo a pergunta “como me vejo e como quero ser visto?”, possibilitando aos participantes a criação de imagens que desestabilizam estigmas, elaboram subjetividades e reposicionam narrativas pessoais diante das fronteiras do encarceramento.
No Museu, essas obras encontram lugar de visibilidade pública, passando a integrar o Acervo do MAES, que se coloca como instituição comprometida em refletir sobre os tempos de agora e os debates da esfera pública que nos implicam a todos, numa relação direta entre arte e vida.
Mais do que uma visita, a ocasião reafirmou o papel da arte como ferramenta de transformação e construção de alternativas sensíveis no contexto da privação de liberdade. “Desvios” não se limita a exibir imagens: convoca o público e as instituições a partilhar de um gesto coletivo de reconstrução de sentido no mundo.
A experiência marcou não apenas a imersão nos trabalhos em exibição, mas também o reconhecimento simbólico e institucional do percurso formativo dos participantes, que receberam certificados da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pela conclusão do curso de extensão.
O projeto é proposto e coordenado pelo artista e professor Rafael Pagatini, com a professora Larissa Zanin como co-coordenadora, e investe na gravura como espaço de escuta, expressão e elaboração crítica.
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o projeto conta com a participação dos bolsistas Gabriel Schulz, Victor Serres e Ana Luiza Piumbini, bem como com a colaboração do professor Pablo Ornelas Rosa, da Universidade Vila Velha (UVV).
Serviço:
Exposição “Desvios’’
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) – Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória Data: 19 de agosto a 17 de outubro
Entrada gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br