03/05/2019 15h47 - Atualizado em 07/06/2019 14h09

Produção local na RTV/ES é destaque em reunião do Conselho Estadual de Cultura

Divulgação das expressões culturais em foco na parceria entre Secult e TVE.

  A participação da sociedade no conteúdo da programação do Sistema RTV-ES, formado pela Rádio Espírito Santo e pela TV Educativa, foi um dos assuntos tratados na 115ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC), na tarde dessa quinta-feira (02). De acordo com o secretário da Cultura, Fabricio Noronha, diversos programas com conteúdo que valoriza e divulga a produção artística e cultural capixaba já estão nos últimos detalhes para serem lançados ao grande público.

 "Estamos fazendo reuniões desde o início do ano para que este conteúdo abrangente seja lançado em breve. Serão projetos ligados à música, ao teatro e ao bate-papo. Vimos diversas experiências pelo Brasil e é possível colocar em prática. A TVE precisa ir além do contexto institucional e caminhar para o segmento cultural, educativo e educacional, em um sentido mais amplo. Além de projetos do Funcultura, também é preciso abrir janelas para várias iniciativas como a expressão da cultura popular, de coletivos periféricos e demais ações que sigam a nossa sinergia, ou seja, o diálogo e o pertencimento", disse o secretário.

O diretor presidente da RTV/ES, Igor Pontini, garantiu a visibilidade da produção de conteúdo local que possa abranger diversos segmentos. O desafio, segundo ele, é aumentar a produção de conteúdo próprio, incluindo a colaboração de produção de terceiros. 

“Existe uma parceria de conteúdo com a TV Cultura, mas é necessário criar alternativas. A nova gestão tem recursos próprios, mas é necessário integrar conteúdo local com produções independentes e da iniciativa privada. Estamos finalizando a elaboração de uma instrução normativa para essas possibilidades de participação. Um bom exemplo foi a parceria da Faesa na transmissão ao vivo do 13º Festival Sérgio Sampaio, realizada em abril. Seguindo o princípio do pertencimento, estamos abertos para o diálogo”, destacou Pontini.

  Outros assuntos

 Durante a reunião, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Luiz Cesar Maretto apresentou um informe sobre o andamento do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) do contorno de Santa Teresa. Maretto falou sobre as especificidades do local e sobre uma futura reunião de consulta popular no auditório do Departamento, em uma data a ser fechada, para debater alternativas das obras.

Informes sobre o andamento da minuta do decreto, referente ao processo eleitoral do CEC; aprovação de atas e microfone aberto para a participação também fizeram parte do encontro. A próxima reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura está marcada para o dia 06 de junho, às 14 horas, no Auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória. 

 

Conselho Estadual de Cultura

Dialogar, contribuir e integrar a sociedade nas melhorias das ações de política cultural do Estado são algumas das atividades do Conselho Estadual de Cultura (CEC), órgão consultivo, vinculado desde 1967 à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem a função de propor, por meio de atos e resoluções, o aprimoramento de atividades em diferentes áreas culturais no Estado.

Constituído por representantes da sociedade civil, governamentais, regionais e de áreas técnicas, o conselho contempla os diversos setores artísticos e culturais, organizando seus membros e conselheiros em 20 Câmaras setoriais como Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Audiovisual, Literatura, Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos e Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico e Bens Imateriais, por exemplo. Outro detalhe é a abrangência territorial, com membros titulares que representam os municípios das regiões norte, centro-oeste, sul, Caparaó, serrana e da Grande Vitória.

Texto: Danilo Ferraz

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac

(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Facebook: secult.espiritosanto

Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard