18/11/2025 13h25

Pontão de Cultura Taba Okara promove Encontro de Corais Guarani em Aracruz

Na última quinta-feira (13), a aldeia Boa Esperança 2, em Aracruz, foi sede do Encontro de Corais Guarani, realizado pelo Pontão de Cultura Taba Okara, que reuniu Integrantes das seis aldeias Guarani do Espírito Santo. O encontro contou com mais de 200 participantes integrantes dos corais, que são importantes instrumentos para transmissão do conhecimento tradicional e construção da identidade do povo Guarani.

O Pontão de Cultura Taba Okara é gerido pela Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG) e integra a Política Nacional Cultura Viva, contando com recursos do Edital nº 06/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult).

Cada aldeia possui seu coral, no qual as vozes são acompanhadas por instrumentos como violão, violino ou rabeca, maracá e tambor. A Escola Municipal Guarani Arandu Retxakã também possui um coral, que esteve presente e se apresentou durante o encontro.

“A importância dos corais na aldeia é fortalecer nossa cultura Guarani. Há muitos anos não acontecia um evento assim, para reunir os corais de outras aldeias. Para nós, é importante esse encontro para dar continuidade à nossa cultura, fazê-la prevalecer e fortalecê-la de alguma forma. Por isso, agradecemos aos apoios que tornaram esta atividade possível”, afirmou Karaí Mirim (Rodrigo Guarani), uma das lideranças da aldeia Piraquê-Açu e um dos responsáveis pela condução das atividades.

Durante as atividades, realizadas em língua guarani, houve exposição de instrumentos tradicionais e conversas sobre temas como a importância da música na cultura, o canto das mulheres e a relação entre o canto sagrado e a escola, além da partilha de comidas tradicionais.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a escuta das anciãs, que transmitiram saberes e alertas aos participantes atentos. “Os mais antigos são os guardiões que repassam as músicas de geração a geração. Foi muito importante que tenham participado”, explicou Karaí Mirim.

Ouça a música Guarani

Tradição ancestral, os cantos Guarani fazem parte do cotidiano de suas comunidades. Nos últimos anos, essas expressões também vêm sendo reconhecidas fora das aldeias, com convites para apresentações e gravações.

O Coral Guarani Tapé Retxakã, da aldeia Kaagwy Porã, gravou o disco “Djagwata Porã”, com 12 canções autorais e participação de Werá Djekupé, líder e fundador da aldeia. O álbum, registrado dentro da Opy da comunidade, está disponível gratuitamente em plataformas como Spotify, YouTube e Apple Music.

Outro grupo, o Coral Guarani Kuara’y Retxakã, gravou o disco “Originários do Agora”, em que a tradição indígena se funde a efeitos sonoros produzidos com sementes orgânicas, tambores e o som do handpan, executado pelo músico Luccas Martins. A obra pode ser ouvida no Spotify e no YouTube.

Pontão de Cultura

A atividade integra o primeiro ciclo de ações do Pontão de Cultura Taba Okara, que tem como tema “Canto Ancestral e Memória dos Mestres”. Ao todo, são quatro ciclos, que incluem momentos de estudo, escuta e troca de saberes, atividades formativas com oficinas práticas e uma noite cultural de celebração, partilha e valorização entre as aldeias. Os demais ciclos são: Arte, Natureza e Saberes das Mulheres; Gestão Cultural de Projetos; e Comunicação Popular e Etnoturismo.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard