Pesquisadora da Ufes destaca importância do Parque Cultural Casa do Governador em congresso de semiótica na Espanha

A pesquisadora Jordana Rosa, do curso de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), representou o Espírito Santo no XI Congresso da Federação Latino-Americana de Semiótica, realizado no início de outubro, em Logroño, na Espanha. Durante o congresso, Jordana apresentou um artigo originado de sua pesquisa de mestrado e do projeto “Museu e Educação”. O trabalho discute as contribuições da arte contemporânea na ressignificação dos espaços e no processo formativo no meio social, tendo como objeto de estudo o Parque Cultural Casa do Governador, destacando a importância do espaço expositivo e cultural do local para o Estado.
A viagem foi viabilizada por meio do Edital nº 01/2025 – Circulação e Intercâmbio, via Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), que selecionou propostas para apoio cultural-financeiro no custeio de despesas com locomoção e ajuda de custo a profissionais do setor cultural — neste caso, voltado à seleção de projetos acadêmico-culturais para apresentação internacional.
A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dra. Adriana Magro, do Departamento de Artes da Ufes, e posiciona a universidade como referência na produção acadêmica voltada às análises semióticas do discurso e aos processos formativos na arte. Além de fortalecer a pesquisa em arte contemporânea, o estudo também valoriza a produção artística local e sua integração com a educação e a sociedade. O acesso ao banco de pesquisas pode ser feito por meio do site oficial da Ufes: www.ufes.br.
O Parque Cultural Casa do Governador foi inaugurado em maio de 2022
O congresso
Realizado entre os dias 1º e 04 de outubro, o congresso reuniu pesquisadores interdisciplinares com produções em línguas ibéricas, com o objetivo de divulgar investigações realizadas na América Latina e na Espanha, promovendo o intercâmbio científico e cultural no campo das ciências da linguagem, artes e humanidades. Além disso, o evento buscou destacar o lugar da semiótica como ciência da linguagem, expressa em um cenário que abrange comunicação, tecnologia, meio ambiente e política, refletindo sobre seu papel e seus limites.
Saiba mais: https://www.felsemiotica.com/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br