18/07/2025 12h11

Parque Cultural Casa do Governador vai implantar agrofloresta com horta medicinal

O Parque Cultural Casa do Governador, localizado em Vila Velha, dará início, no dia 22 de julho, ao projeto de implantação de uma agrofloresta com horta medicinal em seu espaço. A iniciativa, que faz parte da Escola Viva de Artes (EVA) do Parque, busca integrar a comunidade local, estudantes e especialistas em uma jornada de educação ambiental, regeneração do solo e valorização da cultura indígena, em parceria com a Escola Viva de Agricultura Indígena Tembiu Kaa’ e o grupo de extensão universitária Esfera, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O objetivo do projeto é transformar uma área do parque em um espaço agroflorestal educativo e regenerativo, incorporando práticas sustentáveis e o cultivo de espécies medicinais nativas da Mata Atlântica. O destaque é o envolvimento da comunidade do entorno e de estudantes da Ufes e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e participativo.

Outro diferencial é a integração entre saberes tradicionais indígenas e o conhecimento científico-acadêmico, criando uma abordagem inovadora e complementar. Além disso, as atividades são realizadas por lideranças indígenas e especialistas em agroecologia e etnobotânica, garantindo sensibilidade cultural, técnica e ambiental em cada etapa da implementação.

 

Palestras

Na abertura, os participantes contarão com as palestras “Florestas de Comida”, com Bárbara Tupinikim, e “Sistemas Agroflorestais na Agroecologia”, com a bióloga e professora Tessa Chimalli, abordando os fundamentos da agrofloresta.

Bárbara é indígena do Povo Tupinikim, liderança na sua Aldeia Pau Brasil, idealizadora e agricultora florestal na Escola Viva Floresta de Comida (@florestasdecomida). É também engenheira Florestal e Etnobotânica com foco em Regeneração de Áreas Degradadas e espécies medicinais do bioma Mata Atlântica.  Atua na defesa dos direitos indígenas, territoriais e das mulheres e meninas indígenas. Integrante da Associação Territorial AITG e da Articulação Nacional de Mulheres Indígenas (ANMIGA).

Tessa Chimalli é bióloga, mestra e doutoranda em Ciências Florestais pela Ufes e professora de Biologia e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Itapina, Colatina. Ela atua com ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia há 12 anos pelo Ifes e em sua palestra ela abordará essas experiências e também de outros sistemas agroflorestais (SAFs), com ênfase para os SAFs Sintrópicos.

As atividades da implementação da agrofloresta com horta medicinal também incluem uma vivência na Escola Viva de Agricultura Indígena Tembiu Kaa’, em Aracruz e um mutirão com práticas de limpeza, preparo do solo, adubação e plantio da agrofloresta e da horta medicinal no mês de agosto.

 

 

Seviço:

Lançamento do projeto da Agrofloresta e Horta Medicinal

Data: terça-feira, 22 de julho

Palestras:

 

“Florestas de Comida”, com a liderança indígena, engenheira Florestal e Etnobotânica, Bárbara Tupinikim

Horário: 14h30

 

“Sistemas Agroflorestais na Agroecologia”, com a bióloga e professora Tessa Chimalli

Horário: 15h30

 

Ingressos gratuitos: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/palestra-de-lancamento-do-projeto-da-agrofloresta-e-horta-medicinal

 (link na bio do Instagram @parqueculturalcasadogovernador)

 

 

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC).

Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
Whatsapp: (27) 99952-0082
melissa@parquecasadogovernador.com.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard