MAES TONS: Edição Ballroom – La Ninã Cunt Mini Kiki Ball, acontece neste fim de semana
O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), no Centro de Vitória, apresenta uma nova edição do MAES TONS, celebrando as expressões da cultura ballroom em uma programação que conecta arte, corpo e performatividade em diálogo com as exposições em cartaz.
A edição se desdobra em dois encontros especiais:
Na sexta-feira (07), às 14h, acontece a roda de conversa “Semear, enraizar e florescer: possibilidades de práticas artísticas e ecológicas para outros imaginários”, com a participação de Breu Ramos e Sensei Fundadore Éle Fuzuê, e mediação nas exposições “Territórios Transplantados”, de Carla Osório, “Fragmentos – Dionísio Del Santo 100 anos” e “Projeto Desvios”. O encontro propõe trocas entre processos criativos e práticas sensíveis que cultivam outros modos de existir e imaginar o mundo.
Já no sábado (8), às 14h, o MAES se transforma em uma grande passarela para a La Ninã Cunt Mini Kiki Ball, reunindo um super time da cena ballroom: Jurades Princess Hugo Lacraia, Founder Mother Keysha Realeza e Papi Fundadore Bi Fuzuê; Chant de Statement Founder Sensei Pavuna Bushidō; Host de Ruana 007; e DJ Nico Gloxyn 007.
Host - Ruana
Inspirada pelo fenômeno atmosférico La Niña e pela potência do florescimento, a Ball propõe categorias que evocam a natureza, a ancestralidade e o renascimento criativo — como New Performance – Polinização, Runway With A Prop – Primavera/Verão, Face – Hanami, Repórter do Tempo – Commentator vs Commentator e OTA Performance – Blossom. Cada uma das categorias estarão abertas para quem quiser chegar e performar, e convida à criação de estéticas que celebram o corpo em movimento, a metamorfose e a beleza como gesto político.
O MAES TONS: Edição Ballroom acontece em diálogo com a exposição “Territórios Transplantados: a África que vive em nós”, da fotógrafa Carla Osório, conectando-se às manifestações da cultura africana em diáspora, entre tradição e contemporaneidade, corpo e território, presença, ancestralidade e resistência. A África que se manifesta e se reinventa no cotidiano.
Desde 2022, o MAES TONS propõe uma leitura expandida das artes visuais, abrindo o museu a outras linguagens e expressões, como a música, a dança, a performance e as poéticas da cena contemporânea, em ações que fortalecem o diálogo entre o público, o espaço e as múltiplas formas de criação.
Serviço:
MAES TONS: Edição Ballroom
Data: 07/11 (sexta-feira) e 08/11 (sábado), às 14h.
Local: MAES – Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória - ES
Entrada gratuita
Ficha Técnica
Direção Geral: Ruana Bis
Assistência de Produção: Pitter Krishna (@deslocalizar)
Direção de Arte: Rully Maiko (@whokomai)
Copywriting: Rodrigo Souza (@rodheaded)
Consultoria: Theuse Luz D’Pavuna (@pavunagatopreto)
Apoio: MAES – Museu de Arte do Espírito Santo | Brazilian Print
Parceria: Centro de Referência da Juventude (CRJ) São Pedro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br