28/08/2025 14h06 - Atualizado em 28/08/2025 14h11

MAES: Projeto Ofício Febril promove nova palestra sobre impressão tipográfica como produção artística

O projeto Ofício Febril realizará sua segunda atividade: a palestra “Como descartar o que guarda tantos nomes?”, com a artista carioca Leila Danziger, no dia 11 de setembro de 2025 (quinta-feira), às 18 horas, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), no Centro de Vitória. A partir de jornais, livros, documentos e objetos diversos, a artista apresentará uma reflexão sobre sua produção, que investiga o destino do que se tornou obsoleto — aquilo que carrega consigo tantos nomes e memórias.

A questão central da fala da artista Leila Danziger é o descarte e o esquecimento de elementos que, por muito tempo, conservaram imagens hoje ameaçadas pela desaparição. O projeto foi contemplado no Edital nº 09/2024 – Artes Visuais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Com uma trajetória consolidada no cenário da arte contemporânea brasileira, Leila Danziger apresentará ao público de Vitória seus trabalhos e pesquisas mais recentes. Residente no Rio de Janeiro, a artista foi contemplada, em 2023, com o Prêmio Sesc de Arte Brasileira, na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, e indicada ao Prêmio PIPA em 2019. Sua obra vem sendo exibida em diversas exposições no Brasil e no exterior.

 Sua produção cruza os caminhos da arte com a pesquisa, o ensino e a poesia. Leila Danziger é professora do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e autora dos livros de poesia publicados pela Editora 7Letras: Cinelândia (2019), Ano novo (2016) e três ensaios de fala (2012).

Material


Entre as dobras de um jornal antigo ou o cheiro denso de um livro que passou por muitas mãos, repousa uma forma de tempo. Os trabalhos de Leila Danziger nos convidam a refletir sobre o acúmulo daquilo que é descartado pela história. Diante do excesso de imagens, dos dias da semana registrados em jornais e agendas, do acúmulo de nomes em documentos históricos e da escassez de palavras capazes de produzir sentido, a artista lança a pergunta: “O que fazer com o que é obsoleto e segue ileso, intocado pelo uso?”

 A palestra ocorre no contexto do projeto Ofício Febril, que apresenta o primeiro ateliê de tipografia voltado para produções artísticas contemporâneas no Espírito Santo. O projeto inclui palestras e oficinas formativas com convidados, produção artística em processos gráficos com artistas e uma semana de ateliê aberto à visitação. Todos os eventos serão gratuitos e amplamente divulgados. A iniciativa tem coordenação dos organizadores Aline Dias e Diego Rayck.

 Conheça o trabalho da artista: https://www.leiladanziger.net/. Informações ou entrevista com artistas por meio do WhatsApp: (32) 984198021.

 

Serviço:

Palestra “Como descartar o que guarda tantos nomes?”, - Projeto Ofício Febril

Data:11/09 (quinta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro, Vitória.

 Telefone para informações: (27) 27999022408 / (32) 984198021.

 Entrada franca.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard