25/09/2025 15h55 - Atualizado em 25/09/2025 16h55

Lugares de Ler: seminário de formação em Vitória discute mediação e leitura como resistência

A leitura como ferramenta de transformação social será o eixo central do Seminário Lugares de Ler: Formação de Agentes de Leitura, que será realizado neste sábado (27) e domingo (28), na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória. O evento é aberto ao público e contará com a presença do bibliotecário e pesquisador Marco Reis, profissional com ampla atuação em políticas públicas, bibliotecas comunitárias e práticas culturais do País. Também estarão presentes os dez agentes de leitura selecionados para o segundo ciclo do Lugares de Ler, que atuarão diretamente nos territórios atendidos pela iniciativa.

A proposta do seminário vai além da formação técnica: é um espaço de escuta e diálogo. “O projeto Lugares de Ler nasceu com o objetivo de fortalecer a leitura como espaço de troca e transformação. Ao longo de um ano, queremos estimular um diálogo afetuoso entre livros, leitores e territórios, de modo a espalhar cada vez mais a semente da leitura”, afirma a gerente de Formação, Livro e Leitura da Secretaria da Cultura (Secult), Ana Laura Nahas.

Durante dois dias, os participantes, incluindo os dez agentes de leitura do projeto, terão mesas de diálogo, rodas de conversa e atividades formativas. A presença de Marcus Rei promete enriquecer os debates com sua experiência em bibliotecas públicas e comunitárias, curadoria de acervos especializados e gestão de projetos culturais. “O Lugares de Ler valoriza a diversidade social, territorial e cultural como potência, e aposta no encantamento da literatura como força mobilizadora”, afirma Keila Bárbara, do Instituto Raízes, parceiro da Secult na realização do projeto.

Mais do que discutir o papel dos livros, o seminário pretende dar visibilidade às narrativas locais e à importância de reconhecer a leitura como prática cultural e de pertencimento. “O convite é para que todos possam se encontrar nesse espaço de trocas e inspirações, em um movimento que fortalece não apenas os agentes de leitura, mas toda a rede de promoção cultural do Espírito Santo”, reforça Keila.

O seminário é aberto ao público, voltado especialmente para profissionais da mediação cultural e interessados em redes de leitura. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMAF9-QAjYjjBPdHFj9ndh-ysyTYhW9MKIxK4aHVHm2d2XBw/viewform?usp=header

O Lugares de Ler é um projeto da Secretaria da Cultura (Secult), realizado pela Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com o Instituto Raízes, selecionado por meio de chamamento público. A iniciativa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre Marco Rei

Mestre em Ciência da Informação (ECA-USP) e bacharel em Biblioteconomia (FFC-UNESP), Marco é pesquisador do GPEB-USP e membro do GT de Biblioteca Pública da FEBAB. Atuou como coordenador do SisEB-SP (2023–2024) e atualmente está à frente da modernização da Biblioteca Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto/SP). Também integra projetos culturais como Fluxo SP e CultSP PRO, e é docente na disciplina “Políticas públicas para Educação e Bibliotecas”.

 

Serviço:

Seminário Lugares de Ler
27 e 28 de setembro de 2025
Palácio Sônia Cabral – Vitória/ES
Entrada franca

 

PROGRAMAÇÃO:

27 de setembro, sábado

  • 9h – 9h30Abraços em Palavras: O Começo de um Encontro
    Recepção e acolhimento
     – Equipes Lugares de Ler e Biblioteca Pública do Espírito Santo
  • 9h30 – 10h10Metodologia Lugares de Ler
    Apresentação da metodologia do projeto – Ana Laura Nahas, Gerente de Formação, Livro e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)
  • 10h10 – 10h20| Apresentação dos 10 agentes de leitura
  • 10h20 – 12hOficina – Palavra que Circula: Ecos Literários do Território
     Com Patrick Rocha
     Comunicação, memória social e territorialidade.
  • 12h – 13h| Almoço
  • 13h – 15hQuando o Livro Abraça: A Palavra como Ato de Resistência
     Com Marcus Reis de Lima Alves
     Literatura como resistência cultural e política.
  • 15h – 16hTerritório de Direitos: Cultivar Acessos, Florescer Presenças
     Com Douglas Christian Ferrari de Melo
  • 16h – 17h30| Considerações finais

28 de setembro, domingo

 

  • 9h – 9h30Chegar é Ser Bem-Vindo(a): O Ritual do Encontro
     Recepção – Equipe Lugares de Ler
  • 9h30 – 12hCartografia dos Afetos: Onde a Leitura Mora
     Com Carlos Fabian, Vitor Miguel e Keila Bárbara
  • 12h – 13h| Almoço
  • 13h – 15hEntre Palavras e Presenças: A Arte de Mediar Leitura
     Com Luciene Carla e Alfredo Godô
  • 15h30 – 17hExposição – Uma itinerância do Museu da Língua Portuguesa
     Linguagens Africanas que Fazem o Brasil
     Curadoria: Tiganá Santana

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação Lugares de Ler

Anny Freire

Comunicação Instituto Raízes

27 99533-6774
afreirecomunicacao@gmail.com

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard