Headscon 2025: Hub ES+ apoia programação do maior evento de games do Espírito Santo
AcervoHUBES%20%20070825-IMG_2122.jpg?v=638905241956794010)
O Hub ES+, espaço de cultura, inovação e economia criativa no Centro Histórico de Vitória, foi palco da abertura oficial da Headscon 2025, que movimentou o cenário gamer capixaba da última quinta-feira (07) até esse domingo (10). A solenidade aconteceu na manhã da quinta-feira (07), em uma coletiva de imprensa que reuniu curadores, representantes do poder público, desenvolvedores locais, criadores de conteúdo e acadêmicos.
A secretária de Estado da Cultura em exercício, Carolina Ruas, destacou o impacto da iniciativa. “A gente sabia do potencial do setor de games e de como era importante essa oportunidade de intercâmbio e formação, e assim conseguir fomentar essa cadeia produtiva. Então, é muito gratificante ver essa ideia ser materializada”, destacou a secretária em exercício, relembrando a primeira reunião de apresentação da proposta, em 2024.
Durante a abertura no Hub ES+, os curadores responderam perguntas da imprensa e reforçaram o caráter colaborativo do evento. A CEO da Headscon, Ana Paula Rocha, enfatizou a importância da sinergia durante o trabalho. “Se somarmos esforços, conseguiremos chegar mais longe. O Espírito Santo é um estado surpreendente em termos de gestão e conecta especialmente com nossa filosofia de colaboração. Nós estamos aqui para estar com vocês em colaboração”, ressaltou.
Para o curador Marcelo Minutti, o conceito central da programação foi traduzido pelo próprio slogan da Headscon. “O nosso slogan é ‘todo mundo joga’, e esse é um princípio norteador de tudo que a gente faz. Isso quer dizer que todo mundo precisa ter acesso à informação, porque o futuro do trabalho passa pela indústria de games. E toda a curadoria do nosso evento foi construída em cima dessa ideia”, disse.
A programação também contou com a participação de especialistas nacionais, como Olimpio Neto, CEO do estúdio Petit Fabrik, de Manaus (AM), responsável pela curadoria da Mostra Competitiva. “O grande saldo de eventos como esse é trazer visibilidade sobre um grande potencial instalado, que já está sendo executado”, afirmou.
O evento, realizado nos três dias seguintes no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, com entrada gratuita, contou com extensa programação de debates, painéis, palestras e a Mostra Competitiva de Jogos Capixabas, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar títulos desenvolvidos por estúdios do Espírito Santo.
“Vivemos uma nova era no mundo, que são as economias criativas, e os games estão aí com toda força. Receber em nossa cidade um evento como a Headscon – nós enxergamos isso como uma oportunidade de acesso”, declarou o secretário municipal de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior.
Com uma programação intensa, a Headscon 2025 se consolidou como o maior encontro dedicado ao universo dos games no Espírito Santo, conectando criadores, público e mercado.
Sobre o Hub ES+
O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca).
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br