24/11/2025 14h27

Grupo de capoeira cachoeirense celebra quase meio século de existência

Dos dias 17 a 22 de novembro, foi realizado o 46º Aniversário do Grupo Filhos da Princesa do Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. A comemoração contou com a presença do Presidente da Federação de Capoeira do Espírito Santo Cleber Alvarenga Brasil, bem como de capoeiristas de diversos municípios do estado, como Anchieta, Vila Velha, Marataízes e Vargem Alta.

 

A realização do 46º Aniversário do Grupo Filhos da Princesa do Sul é resultado da parceria do grupo com o Pontão da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

 

A programação do evento incluiu aulões, rodas de capoeira e maculelê, discussão sobre o dia da Consciência Negra, atividades de letramento racial e de musicalidade e apresentações públicas. As ações envolveram, ainda, as crianças e os adolescentes que também compõem o grupo e participam das oficinas ministradas periodicamente pelos mestres.

 “Esse é um legado que os fundadores do grupo deixaram para nós continuarmos como forma de resistência, através da inclusão social e do resgate da cultura afro-brasileira. Até hoje temos cumprido esse papel de transmissores desses saberes, já que somos patrimônio vivo”, disse o presidente do Filhos da Princesa do Sul, Paulo Henrique Silva Monteiro.

 

Associação de Salvaguarda se reúne com outros Pontos de Cultura do estado

No dia 8 de novembro, a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense integrou o 1º Fórum Regional de Pontos e Pontões de Cultura da Região Sul do Espírito Santo, a ação que reuniu representantes da Secretaria de da Cultura (Secult) e de gestores municipais de cultura e agentes culturais de toda a região sul capixaba. Esse encontro, cujo tema foi “Cultura Viva e Saberes Ancestrais: Tecendo Caminhos para a Justiça Climática”, contou com palestras, rodas de conversa e apresentações culturais. O fórum é parte das ações preparatórias da Rede Cultura Viva, no contexto da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), reconhecendo o papel estratégico dos Pontos e Pontões de Cultura na valorização dos saberes tradicionais, na promoção do bem viver e na construção de soluções coletivas diante dos desafios climáticos e socioculturais da atualidade.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

--

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard