23/09/2019 11h35 - Atualizado em 23/09/2019 14h16

Galeria Homero Massena promove bate-papo com artista Paulo Nazareth

Artista mineiro é o convidado do encontro no Módulo II: 'O deslocamento na construção poética’, que acontecerá nesta quinta-feira (26).

Com um trabalho de performance que explora suas raízes africanas e indígenas, em constante trânsito, o artista mineiro Paulo Nazareth é o convidado especial do próximo Módulo II: “O deslocamento na construção poética”, encontro que integra o Programa de Pesquisa e Formação da Galeria Homero Massena, nesta quinta-feira (26), às 19 horas.

  Em um dos seus principais projetos ‘Cadernos de África’, Nazareth se põe em uma caminhada que começou há cinco anos em sua casa - na periferia perto de Belo Horizonte-MG – e cruza todo Brasil e posteriormente por todo o continente africano, a partir da Cidade do Cabo em direção ao norte. Sua caminhada-performance elabora a própria experiência e de outros sujeitos que encontra em seu caminho. Segundo Nazareth é uma "arte de conduta"; uma maneira de se conduzir no mundo. São conexões traçadas em seu percurso com os indivíduos, comunidades e histórias compartilhadas que reorienta a percepção de uma historiografia estética brasileira.

Paulo Nazareth já viajou longas distâncias e passou por diversos destinos. De Caiová à Nova York, de Mumbai à Miami, suas experiências, origens e signos narrativos se unem a referências plurais em um caminho de volta a suas origens.

Sobre o artista 

Nascido em Governador Valadares-MG, Paulo Nazareth é formado em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou Linguística na mesma instituição e aprendeu as técnicas do entalhe em madeira com o artista popular baiano Mestre Orlando. Nazareth desenvolve uma série de atividades artísticas como desenho, performance, vídeo e instalação, formando todo seu escopo criativo.

Em 2012, Nazareth ficou em 1º lugar no Prêmio Museu de Arte de São Paulo (MASP) de Artes Visuais. Seu trabalho já foi apresentado em Berlim (Alemanha), Rússia, Estados Unidos dentre mostras individuais e coletivas. Integra também coleções na Boros Collection (Berlim, Alemanha), Thyssen-Bornemisza Art (Viena, Áustria), Pinault Collection (Paris, França), Coleção Banco Itaú (São Paulo, SP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Rubbel Family Collection (Miami, EUA).

Módulo II: “O deslocamento na construção poética”

A ação faz parte do projeto de pesquisa Processo II: “Criação Crítica Mediação”, proposto pela Galeria Homero Massena para o cronograma 2019 e pretende acompanhar o calendário de exibições. Com objetivo garantir acesso, informação e a formação da população à arte, em especial à arte contemporânea.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac

(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Facebook: secult.espiritosanto

Instagram: @secult.es

Twitter: @secultes

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard