15/05/2024 11h40

Funcultura: laboratório abre inscrições para formação gratuita em roteiro

As ações de formação são um dos pilares do Festival de Cinema de Vitória (FCV). Seguindo a tradição do evento, o projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso, pré-evento do 31º FCV, realiza o Laboratório Quatro Estações, que acontece entre os dias 4 e 6 de junho de 2024, das 13h às 17h, na Sala Criativa do Hub ES+, Centro de Vitória.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site festivaldevitoria.com.br. Serão disponibilizadas 20 vagas para pessoas LGBTQIAPN+ com idade mínima de 18 anos. A seleção é por ordem de inscrição.

Comandada pelos cineastas e roteiristas Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, dupla com mais de 20 anos de atuação na área, à frente da Mirabólica, a formação tem a proposta de auxiliar no desenvolvimento da escrita voltada para roteiros e aprimorar as habilidades de pessoas LGBTQIAPN+ que atuam ou desejam trabalhar na área audiovisual de forma amadora ou profissional.

Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, cineastas e roteiristas (Foto: Divulgação)Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, cineastas e roteiristas (Foto: Divulgação)

Durante os três dias de formação, o Laboratório Quatro Estações vai abordar os seguintes temas: para que serve o roteiro (quem o lê, que informações ele deve trazer); sinopse; argumento; escaleta; e formatação do roteiro, com divisão em cenas, diálogos, rubricas de ação, de interpretação e personagens, além de realizar exercícios de escrita.

“Como se trata de um laboratório, a gente precisa ser bem objetivo nas aulas. A gente fala sobre a estrutura clássica dos roteiros até os formatos mais atuais. A ideia é estimular a criatividade da turma provendo ferramentas para que eles possam construir um vocabulário próprio”, afirma Tati Rabelo.

Mostra

Tendo a diversidade sexual como temática, a mostra Quatro Estações Espírito Santo Diverso propõe reflexões sobre a produção cinematográfica capixaba contemporânea realizada por pessoas LGBTQIAPN+. O ponto de partida é o acervo de curtas-metragens catalogado pela Mostra Quatro Estações e pela Mostra Foco Capixaba, janelas do Festival de Cinema de Vitória que existem há quase 15 anos e são dedicadas, respectivamente, a filmes com a temática da diversidade sexual e a filmes de diretores do Espírito Santo.

A programação do evento, que acontece entre 4 e 6 de junho, no Hub ES+, é dividida em quatro eixos: duas exibições da Sessão Quatro Estações, que exibe quatro produções do cinema capixaba que tratam da diversidade; os debates da Mesa Cenas Diversas, que lança reflexões sobre esse recorte político-temático; a formação do Laboratório Quatro Estações, que contribui com a qualificação profissional de pessoas LGBTQAIP+ para a área audiovisual; e o lançamento do Catálogo Quatro Estações: Espírito Santo Diverso, que promove o registro com a memória do projeto e joga luz sobre a produção artística queer do estado. Toda a programação é gratuita.

O projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta com o apoio do Hub ES+ e realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço:

Laboratório Quatro Estações