Filme futurista de Vargem Alta satiriza opressão às mulheres

Três cidades do Estado recebem, durante o mês de julho, o lançamento do curta-metragem Status Manequim (FIC, 23 min, 2025), dirigido por Sara Passabon. As exibições começam nesta sexta-feira (04), em Vargem Alta (Estação Ferroviária), a partir das 19h30; seguidas pelas exibições em Vitória (Sesc Glória), no dia 09; e Cachoeiro de Itapemirim (Sessão 103), no dia 18. De 18 a 31 de julho, o filme também ficará em exibição no canal da produtora Tangerinas do Deserto no YouTube.
Em um futuro distópico, são encontrados registros de um documentário inacabado a respeito do Status Manequim, um programa desenvolvido na cidade de Vargem Alta por uma empresa suíça. A iniciativa tinha como objetivo transformar mulheres em manequins, com a justificativa de reduzir os impactos dos seres humanos no meio ambiente. Entretanto, um grupo de mulheres se rebelou contra a proposta.
O filme combina referências sarcásticas à realidade de Vargem Alta com elementos ficcionais típicos das histórias futuristas. Um exemplo é o fato de a tal empresa científica que fabrica os manequins ser da Suíça – Vargem Alta tem o apelido de “Suíça Capixaba”. Há também referências sarcásticas à cultura digital contemporânea, bem como a objetos identificados como símbolos da opressão de gênero.
Esse é o primeiro curta-metragem de Sara Passabon como diretora. Produtora teatral, professora e pesquisadora, Sara é conhecida pela sua grande carreira na direção de peças teatrais no sul do Estado. No cinema, ela atuou como diretora de arte, preparadora de elenco e roteirista em diversas produções de curtas e médias no Espírito Santo.
“Fazer Status Manequim foi, para mim, uma forma de provocar o olhar — inclusive o meu. Quis brincar com os limites do que se espera de um filme, desafiando essa ideia de que o cinema precisa ser limpo, técnico, ou conduzido por uma narrativa convencional. Desde o início, me interessava mais tensionar do que agradar. Como diretora, não me interessava criar uma realidade ‘acreditável’ ou seguir os moldes convencionais do audiovisual. Quis, sim, tensionar. Quis criar uma experiência possível do espectador se sentir provocado, deslocado”, afirma Sara.
Status Manequim é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e Ministério da Cultura.
Serviço:
Lançamento do curta-metragem “Status Manequim”
04/07 – Vargem Alta
Endereço: Estação Ferroviária – Rua Elizeu Gasparini, 8, Centro.
Horário: 19h30
09/07 – Vitória
Endereço: Sesc Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro)
Horário: 19h
19/07 – Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: Sessão 103 – Praça Pedro Cuevas Júnior, 9, Centro, Ed. Poubel, sala 307
Horário: 19h30
Acesso livre, sujeito à lotação. Após cada sessão, haverá bate-papo com a equipe do filme.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br