17/11/2025 15h53

Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias seleciona oito livros, feitos por e para crianças, para integrar Feira Literária em 2026

O Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias (FLII), está com oito vagas de seleção abertas para obras literárias independentes concebidas por e para crianças, promovendo a circulação dos livros e o intercâmbio literário. São quatro vagas para obras produzidas por moradores do Espírito Santo e outras quatro para residentes dos demais estados do país. O período de inscrição vai até dia 19 de dezembro.

Os selecionados vão integrar a 1ª Feira Literária do FLII, prevista para acontecer em abril de 2026, em Vitória. E como incentivo de participação, o representante do livro receberá um auxílio financeiro para custear deslocamento, hospedagem, traslado e alimentação. São R$ 500,00 para residentes no Espírito Santo e R$ 1.000,00 para quem mora nos demais estados.

A convocatória nacional faz parte das atividades do FLII, festival produzido pelo Ateliê Clínico e pela Editora Rizoma Escrita, realizado por meio, do Edital nº 04/2025 de seleção de projetos para Mostras e Festivais, da Secretária da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

Seleção

Os oito livros serão escolhidos pelos realizadores do Festival: Maria Eduarda Ramos Gazel, artista multidisciplinar, psicóloga clínica, arte-educadora e fundadora do Ateliê Clínico; e Lindomberto Ferreira Alves, curador, arte-educador, pesquisador e cofundador da Editora Rizoma-escrita.

“A convocatória nacional para a Feira Literária do FLII tem como objetivo destacar as obras que reconheçam a criança como criadora e participante ativa da produção literária. Apostar na escuta das infâncias como produtoras de linguagem é afirmar a criação artística e cultural como direito e uma forma sensível e coletiva de exercício da cidadania”, explica Maria Ramos Gazel, coidealizadora do FLII e gestora do projeto.

O Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias vai oferecer o espaço de exposição das obras selecionadas, que terão autonomia plena nas vendas (sem cobrança de taxas ou comissões). E as oito obras também vão compor os painéis de debates e lançamentos de livros, fazendo parte da formação pública do FLII, prevista para abril de 2026.

O edital da convocatória nacional já está disponível no site e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo formulário. Também há mais informações sobre a convocatória nacional e o FLII no perfil do Instagram do festival (@flii_festival).

Crianças e literatura

Dados do mercado editorial brasileiro indicam que os livros que contam com a participação de crianças representam uma fração mínima frente à produção nacional de livros infantis. Segundo a Câmara Brasileira do Livro, mais de 7 mil títulos de literatura infantil e juvenil foram lançados no Brasil somente em 2022. Porém, quase a totalidade dessas obras foi produzida por adultos, com ilustrações e narrativas que não incluem as crianças na sua construção.

“Nossa estimativa é que nem 1% desses livros tem participação direta de crianças como criadoras. E o FLII tem o desejo de repensar o envolvimento das crianças no campo da literatura. Porque, nesse cenário, torna-se evidente a urgência de iniciativas que invertam essa lógica, abrindo espaço para que crianças não apenas ‘leiam o mundo’, mas o escrevam, desenhem e narrem a partir de seus próprios repertórios simbólicos e afetivos”, pontua Lindomberto Ferreira Alves, coidealizador do FLII e produtor do projeto.

FLII

Dividido em duas etapas, o FLII trabalha com quatro ações maiores, todas gratuitas: dois laboratórios de criação e duas publicações autorais, feitas com as crianças; além da programação pública formativa e da convocatória nacional de obras literárias. A primeira etapa inclui o LAB Emocionário e a convocatória nacional. Enquanto a segunda etapa será preenchida pela Feira Literária e a programação formativa do festival, com painéis públicos, lançamentos dos livros feitos pelas crianças durante o laboratório e dois workshops com especialistas nas áreas da literatura, artes, educação e psicologia.

Serviço:

Seleção de obras literárias independentes

Data: até 19/12 (sexta-feira)

Inscrições gratuitas AQUI

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard