Festa Raiar da Liberdade é realizada em Monte Alegre
.jpg?v=638832650094451450)
Na noite do último sábado (17), foi realizada no Quilombo Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, a tradicional festa Raiar da Liberdade, que, segundo a tradição oral, ocorre na comunidade desde a assinatura da Lei Áurea, em 1888. Com a presença de diversos grupos de patrimônio imaterial da região sul capixaba, o evento relembrou a luta do povo negro pelo fim da escravidão no Brasil, estimulando uma reflexão sobre o tema.
Apresentações de folia de reis, charola de São Sebastião e capoeira marcaram o festejo, assim como as rodas de caxambu, sempre entoando versos tendo a abolição como tema central, deixando fortes declarações de um passado de escravidão. Além disso, a feijoada comunitária é uma parte essencial do Raiar, e é sempre servida aos presentes ao final do evento.
“Estarmos presentes nesta festa de Monte Alegre é sempre uma enorme satisfação. Sempre que há uma oportunidade, meu grupo faz questão de se apresentar aqui. Realmente é uma forma especial de mostrar nossa história e nossa cultura ao público”, comenta Dona Erotildes Pereira da Silva, mestra da Charola de São Sebastião de Jacu e Alto Paulista.
Zeli Ventura, uma das mestras do grupo de caxambu Santa Cruz, afirma que o Raiar representa uma oportunidade de refletir sobre quais efeitos a Lei Áurea trouxe para o povo negro e se a escravidão realmente acabou no Brasil.
O Raiar da Liberdade foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo em 2024, pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), da Secretaria da Cultura (Secult), passando a ficar inscrita no Registro de Bens de Natureza Imaterial do Estado do Espírito Santo.
O Raiar da Liberdade é organizado pelo Santa Cruz, grupo de caxambu do próprio quilombo, que é comandado pelas mestras Maria Laurinda, Adevalmira, Neuza, Geralda e Zeli.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo
Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br