Exposição ‘Línguas Africanas’ estreia no Palácio Anchieta na próxima terça-feira (09)

A nova exposição do Palácio Anchieta, Línguas Africanas, que abre na próxima terça-feira (09), às 19 horas, revela, por meio de instalações interativas, videoinstalações, esculturas, filmes e registros históricos, a profunda influência de línguas africanas como o iorubá, o ewe-fon e as do grupo banto no português falado no Brasil e em diversas manifestações culturais do País. A mostra explora como essas línguas ajudaram a moldar o vocabulário, as expressões e a própria cultura brasileira. A entrada é gratuita.
Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, esta edição, além de reunir importantes nomes da arte contemporânea brasileira, conta com a participação dos artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz. A visitação vai até o dia 14 de dezembro de 2025, com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e acessibilidade motora.
Com recorde de público desde a reabertura do Museu da Língua Portuguesa — mais de 240 mil visitantes em São Paulo, Línguas Africanas. A mostra é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo —, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Conta ainda com patrocínio da Vale e realização do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil - Itinerância Espírito Santo”
Abertura: 09 de setembro de 2025 – terça-feira
Horário: 19h
Local: Palácio Anchieta - Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória - ES
Entrada gratuita e Classificação Livre.
Visitação: Data: de 10 de setembro a 14 de dezembro
Horários: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e em sábados, domingos e feriados, das 9 às 16h
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br