11/12/2018 14h52

Cultura Drag vira tema de livro pela primeira vez em Vitória

Marcadas no imaginário LGBT, as drag queens viraram tema de livro pela primeira vez no Estado. A obra “Desaquendando a História Drag: no Mundo, no Brasil e no Espírito Santo”, do pesquisador Lucas Bragança, reúne histórias e depoimentos das transformistas que marcaram a arte da performance no Espírito Santo e terá seu lançamento neste sábado (15), às 19 horas, no Museu do Negro (Mucane), no centro de Vitória. Entrada franca.

O evento contará ainda com apresentação das pioneiras transformistas Chica da Silva e Tânia Alves; show de samba com Adriana Bispo, Rainha de Bateria da Mocidade da Praia e a exibição do documentário “Cartas para Eros”, de Herbert Fieni. O livro, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), será distribuído gratuitamente. Segundo o autor, a ideia é “traçar um panorama mundial e nacional para localizar parte dessas performances na história capixaba, bem como dar voz e contar histórias invisibilizadas”.

Admiração

Lucas Bragança, que hoje é mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes, conta que a admiração pela cultura drag surgiu ainda criança, quando assistiu à transformista Isabelita dos Patins deslizar pela Bienal do Livro do Rio de Janeiro. “Em uma sociedade centrada em criar corpos docilizados, minha atenção sempre se voltou para as incongruências, as forças contrárias que geralmente rompem com o esperado na busca de conquistar uma vida sem amarras”, descreve.

Nesse processo, o autor acredita que a performance drag aparece como uma temática importante de ser debatida, tendo em vista que elas são “um dos poucos indivíduos que quebram o paradigma das oposições de gênero. Elas apresentam as duas polaridades (homem e mulher) em um mesmo instante, mesclando e satirizando essas definições”.

Mesmo com o empenho em buscar histórias das drags e transformistas no Estado, o autor relata que encontrou dificuldades para que as transformistas se dispusessem a participar do projeto. “Esse fato é muito representativo sobre estarmos muito distantes de uma real valorização da performance drag como parte legítima da cultura”, opinou.

Serviço:

Lançamento do livro “Desaquendando a História Drag: no Mundo, no Brasil e no Espírito Santo”

Data: 15 de dezembro (sábado)

Horário: das 19 às 22 horas

Local: Mucane (Avenida República, 121, Centro, Vitória)

Evento: https://www.facebook.com/events/1941895072781856/

Atrações: Apresentação das pioneiras transformistas Chica da Silva e Tânia Alves; show de samba com Adriana Bispo, Rainha de Bateria da Mocidade da Praia e exibição do documentário “Cartas para Eros”, de Herbert Fieni. Entrada gratuita

O livro será distribuído gratuitamente. Contato para entrevistas: Lucas Bragança – (27) 99231-5355

Informações à imprensa:

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz