20/03/2019 14h35 - Atualizado em 20/03/2019 15h44

Conselho Municipal de Cultura de Vitória destaca parceria entre Governo e Prefeitura

O secretário Fabricio Noronha participou da reunião, que contou com representantes de diversos setores da cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, participou da 106ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória (CMPC). O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (19), no auditório do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), no Centro da capital. Noronha ouviu sugestões e respondeu a perguntas feitas por representantes do conselho e de diversos setores da classe artística.

Noronha destacou a parceria entre Secult e prefeitura de Vitória. “Já está acontecendo um diálogo entre a Secult e o Secretário Municipal de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, para um alinhamento de ações de políticas culturais”, disse.

O secretário também ressaltou a relevância das políticas de cultura para a sociedade “a cultura é um exemplo de conexão e de mobilização social que envolve outras áreas como educação e saúde, por isso é importante que aconteça essa conversa”, declarou.

A reunião começou com a fala do presidente do conselho e mediador da reunião Edvaldo Euzébio dos Anjos, que destacou a reaproximação do governo do Estado e a administração municipal por meio do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vitória Luciano Rezende. A Subsecretária de Políticas Culturais, Carolina Ruas, também esteve presente no evento.

Homenagem aos 170 anos da Insurreição do Queimado

À noite, o secretário de Cultura foi homenageado com a Medalha Chico Prego, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).  O evento aconteceu em memória aos 170 anos da Insurreição do Queimado, movimento de libertação de escravos ocorrido em 19 de março de 1849, no Distrito de São José do Queimado, na Serra. Vinte e nove personalidades ligadas à cultura e ao movimento negro do município da Serra foram condecoradas no Plenário Dirceu Cardoso.

Noronha destacou o apoio da Secult às iniciativas às manifestações culturais de matriz africana no Estado, assim como ações de preservação das suas tradições.

“É uma honra fazer parte da criação de políticas que valorizam a diversidade da cultura capixaba. Dizemos isso porque a nossa Cultura tem uma forte herança dos povos africanos, suas cores, lutas e saberes. Ticumbi, Congo, Jongo, samba, Caxambu, hip hop e tantas outras expressões culturais. Nosso papel aqui, a frente desta pasta, é reconhecer e oportunizar o protagonismo dos mestres e das expressões ligadas a esses povos para que Espírito Santo conheça e reconheça a importância deste legado na nossa formação e desenvolvimento”, destacou.

Texto: Danilo Ferraz

Fotos: Danilo Ferraz e Lissa De Paula (Ales)

Informações à imprensa:

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac