‘Como me vejo e como quero ser visto?’ Obras de pessoas privadas de liberdade ganham espaço no MAES a partir de 19 de agosto
.jpg?v=638902641527785670)
O projeto "Desvios: laboratório de criação em gravura" leva ao público do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), entre 19 de agosto e 17 de outubro, obras criadas por pessoas privadas de liberdade. As peças foram produzidas por internos do regime semiaberto da Penitenciária de Cariacica e são o resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Com o objetivo de transformar a gravura em um espaço de escuta, expressão e reflexão crítica, o projeto propõe uma criação artística atenta ao silenciamento e à exclusão social vivenciadas pelos apenados.
Ao longo do primeiro semestre de 2025, os participantes das oficinas realizadas buscaram construir autorretratos, explorando as possibilidades simbólicas e estéticas da xilogravura. A partir da provocação “Como me vejo e como quero ser visto?”, os internos elaboraram imagens que expressam suas subjetividades e desafiam os estigmas do encarceramento.
A exposição, no entanto, não se limita à simples exibição das obras. Ela propõe um diálogo com o público, convidando-o a ouvir as vozes que emergem do aprisionamento e a refletir sobre os limites do sistema prisional, além de destacar o papel da arte na construção de novas realidades.
O projeto é coordenado pelo professor Rafael Pagatini, com subcoordenação da professora Larissa Zanin, ambos da Ufes. Também colaboram na iniciativa o professor Pablo Ornelas Rosa, da Universidade Vila Velha (UVV), e os bolsistas Gabriel Schulz, Victor Serres e Ana Luiza Piumbini. A iniciativa conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do edital Universal de Extensão II, e o apoio institucional da Secretaria da Justiça (Sejus), do Ministério Público Estadual (MPES) e do MAES.
Serviço:
Exposição “Desvios’’
Data: 19 de agosto a 17 de outubro
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Entrada gratuita
Saiba mais: @maesmuseu
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br