09/07/2025 17h37

Com rimas e interação, Biblioteca Transcol inicia volta aos terminais

Foi com um texto citando de Guimarães Rosa a Clarice Lispector, costurado também com os nomes de Luiz Fernando Veríssimo, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Machado de Assis e Manuel Bandeira, que a Biblioteca Transcol deu os seus primeiros passos na volta aos terminais de ônibus da Grande Vitória.

Criado em 2007 e pausado em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o projeto volta a funcionar na próxima terça-feira (15), com a inauguração do módulo do Terminal de Jardim América. Até setembro, os terminais do sistema Transcol em operação vão receber, cada um, sua unidade da biblioteca.

Foi exatamente no primeiro terminal a ser inaugurado que os slammers Júlia Ramos e João Martins, responsável pelo texto mencionado na abertura, interagiram com o público, convidando-os a se cadastrarem e a participarem da volta da Biblioteca Transcol. Os que aceitaram saíram do local já com um livro nas mãos.

Além de servir como divulgação, a ação funcionou também para testar o sistema de cadastro que começa a operar após a inauguração do Terminal de Jardim América na semana que vem.

A primeira pessoa a se cadastrar neste novo capítulo da Biblioteca Transcol foi a estudante Adriele Gomes, que passa todos os dias no terminal e, a partir de agora, ganhou um motivo a mais para frequentar o local. Diante da confirmação de que, após o cadastro, poderia fazer o empréstimo naquele momento, Adriele logo escolheu entre os livros oferecidos um clássico mundial: “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol.

Já o estudante do Intituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Júlio Santana da Silva, se cadastrou e optou pelo mais novo romance de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui”, livro que deu origem ao filme, com a direção de Walter Salles, que trouxe o inédito Oscar de melhor filme estrangeiro para o Brasil.

O bibliotecário Igor Souza, responsável pela seleção dos títulos, junto com a equipe da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), acompanhou de perto a ação e viu o entusiasmo das pessoas com a volta do projeto.

“Foi uma alegria ver a receptividade das pessoas. A gente pensou com muito cuidado na seleção dos livros, buscando obras atuais e relevantes. Ver esses títulos ganhando vida nas mãos dos leitores, logo na primeira ação, é gratificante demais. Dá sentido ao nosso trabalho”, explicou Igor Souza.

O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo, BPES, em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura (MinC). O apoio é da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 Assessoria de Comunicação da Biblioteca Transcol:

Isabela Xavier: (27) 9 9761 0634

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard