Casa Roxa leva “Raízes que Conectam” à Amazônia

A Casa Roxa Cultural embarca, na próxima terça-feira (21), em uma jornada que atravessa o Brasil de sul a norte. O projeto “Imersão Multicultural na Amazônia: TBC de Manaus ao Sul Capixaba”, também chamado “Raízes que Conectam”, leva os representantes Juciane de Souza e Guilherme Nascimento à Comunidade Indígena Nova Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista (AM), para uma vivência junto ao povo Baré, promovendo um encontro entre cultura, sustentabilidade e território.
O projeto foi contemplado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), via Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MINC), e conta com a parceria da Braziliando Viagens e Vivências.
O projeto consiste em uma travessia formativa entre a Amazônia e o Espírito Santo, unindo saberes da floresta e das águas capixabas. O objetivo é compreender práticas amazônicas de Turismo de Base Comunitária (TBC), modelo que valoriza a autonomia das comunidades, a geração de renda sustentável e a preservação ambiental e aplicá-las nas experiências culturais do litoral sul do Espírito Santo.
A imersão acontece entre os dias 21 e 30 de outubro, e será dividida em etapas. O percurso começa em Vitória, no dia 21 de outubro, com uma etapa de preparação e integração. Em seguida, entre os dias 22 e 23, a equipe realiza atividades no centro histórico de Manaus. De 24 a 26, ocorre a imersão com o povo Baré, na comunidade Nova Esperança, dentro da reserva Puranga Conquista. Já nos dias 27 e 28, o grupo visita a Manaus contemporânea, encerrando o roteiro com o retorno a Vitória, nos dias 29 e 30 de outubro.
A partir de 10 de novembro, o projeto começa a executar as ações de retorno no Espírito Santo, com atividades em Marataízes, de alcance regional em Itapemirim, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Piúma e Guarapari.
Entre as entregas previstas estão um workshop sobre TBC, uma exposição fotográfica, um curta documental e um artigo técnico sobre turismo comunitário e economia criativa. Todas as atividades são gratuitas e abertos ao público.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br