Capixabas pelo mundo: Edital de Circulação e Intercâmbio 2025 já impulsionou mais de 400 viagens pelo Brasil e exterior

Um total de 104 propostas artísticas, grupos e agentes culturais capixabas, das mais diversificadas linguagens já foi contemplado no Edital de Circulação e Intercâmbio Cultural 2025. De fevereiro até setembro, já foram somadas mais de 450 viagens nacionais e internacionais programadas para 2025. A iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult), que visa fortalecer a presença da produção cultural capixaba em outras regiões do Brasil e do mundo, já investiu mais de R$ 1,3 milhão em recursos oriundos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e segue com participações abertas até o ciclo final de inscrições, em novembro de 2025.
Entre janeiro e outubro de 2025 já foram realizadas (ou já contempladas) 459 viagens abrangendo 36 destinos nacionais e internacionais. Ao todo, a produção cultural capixaba se projeta em 21 países — nos continentes africano, americano e europeu, além de 14 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Capixabas pelo mundo
São inúmeras as linguagens contempladas pelo edital, que valoriza a produção local e estimula diversas formas de participação, como eventos, formações, residências artísticas e intercâmbios.
Recentemente, no mês de setembro, a artista visual Bárbara Carnielli apresentou os resultados de sua primeira residência internacional, no Ateliê B12, em Lisboa, Portugal. A pesquisa parte da metáfora da fenda como território de origem, explorando o encontro das águas e a mistura em estuários como espaços de criação. Entre as cidades de Lisboa e Barreiro, Carnielli apresentou sua pesquisa sobre a simbologia da água, do exílio e do flanar como método poético e crítico.
De acordo com a artista: “A oportunidade proporcionada pelo edital de levar meu trabalho a outro país ampliou meu alcance e abriu um campo de interlocução fundamental. Essa vivência foi significativa e estruturante, provocando novas formas de engajamento e criação em minha trajetória artística. O edital de intercâmbio e circulação cultural, nesse sentido, é fundamental por possibilitar que artistas e articuladores expandam horizontes e construam novos conhecimentos a partir do contato com outros territórios”, evidencia.
A artista visual Bárbara Carnielli apresentou os resultados de sua primeira residência internacional, realizada em Lisboa, Portugal.
Na linguagem do audiovisual, no final de agosto, a produtora de cinema Fábulas Filmes participou da 20ª edição do BUT Film Festival (BFF), em Breda, na Holanda. O evento de grande destaque do cinema fantástico internacional realiza exibições exclusivas de filmes B, underground e trash de todo o mundo.
A edição deste ano contou com a presença de dois representantes da produtora de Guarapari: o diretor Rodrigo Aragão e a produtora Mayra Alarcón, que integraram a programação do festival com a estreia de seu filme mais recente, Prédio Vazio (2025), além da exibição de O Cemitério das Almas Perdidas (2020).
Rodrigo Aragão e Mayra Alarcón, da Fábulas Filmes, participaram da 20ª edição do BUT Film Festival, em Breda, na Holanda.
Ainda no audiovisual capixaba, em junho de 2025, a cineasta Natália Dornelas participou da X Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, na cidade de Bogotá, Colômbia, onde exibiu seu filme Sola. A produção foi realizada pela Dandá Narrativas Audiovisuais com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).
Natália também apresentou o artigo Afetividade e Subjetividade de Mulheres Afrolatino-Americanas no Cinema, trabalho que dialoga diretamente com a proposta conceitual e estética do filme, ampliando o debate sobre cinema, gênero, raça e território. A história se conecta com as obras visuais do artista local Bruno Zorzal, que compõem a exposição cênica dentro do próprio filme, e é embalada pela música Uanga, de Luedji Luna, interpretada por Lande Onawele.
A cineasta Natália Dornelas exibiu o filme Sola na X Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, realizada em Bogotá, na Colômbia.
Aqui no Brasil, em setembro, a musicista Thaysa Pizzolato foi uma das artistas selecionadas para integrar a programação oficial da Conferência Transforma: Cultura e Mercado, em Brasília, primeira conferência do Brasil dedicada exclusivamente à música instrumental, realizada pelo Festival Música Transforma. Para a tecladista, compositora e produtora musical, residente em Vitória, que também integra o time de showcases do festival, a oportunidade – proporcionada pelo Edital de Circulação e Intercâmbio Cultural 2025 – representa uma virada de chave em sua trajetória:
“É uma chance de trocar experiências com músicos de todo o Brasil, apresentar meu trabalho autoral e ampliar a circulação da música feita no Espírito Santo”, destaca.
A tecladista Thaysa Pizzolato participa do Festival Música Transforma, em Brasília.
Dentre os projetos que promovem o intercâmbio artístico, trazendo artistas de fora do estado e que acontecerão no Estado neste mês de setembro, destaca-se o V Congresso Bendito Samba – O Show Tem Que Continuar, em Vitória,que contará com artistas do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Ativo desde 2018, o projeto promove aulas e bailes de samba de gafieira, samba no pé e samba funkeado, com foco na valorização do samba como patrimônio imaterial e na formação de novos agentes culturais.
O professor de dança convidado do Rio de Janeiro, Robinho Adriano, ressalta a importância da participação no evento: “O Bendito Samba não é qualquer congresso. É aquele evento que mistura dança, história e resistência do samba. E o tema deste ano é O show tem que continuar. A gente vai viver isso a cada aula, a cada baile, a cada dança. É um orgulho participar deste evento”, afirma Robinho.
A organizadora do projeto, Daiane Matheus Pessoa, exalta o Edital de Circulação por motivar a essência do congresso, possibilitando a aproximação com estados que possuem bastante visibilidade na linguagem da dança, como o Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo:
“Editais como o de Circulação potencializam o que produzimos e nos permitem gerar oportunidades culturais incríveis para outras pessoas, ampliando o número de participantes com gratuidade, trazendo grandes nomes da gafieira e dando mais visibilidade ao nosso estado como polo cultural”, destaca Daiane Pessoa.
O professor de dança Robinho Adriano, do Rio de Janeiro, participa do V Congresso Bendito Samba, em Vitória, por meio de intercâmbio. O evento é organizado pela idealizadora e produtora cultural Daiane Pessoa.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, o Edital é um notável avanço no fomento à locomoção artística, com resultados em diversidade, alcance e representatividade:
“O Edital de Circulação e Intercâmbio Cultural representa muito mais do que um incentivo financeiro; é uma ponte entre o fazer cultural capixaba e o mundo, gerando novas conexões e ampliando os horizontes dos nossos artistas, grupos e coletivos. Por meio dele, talentos do Espírito Santo apresentam suas criações em diferentes regiões do país e em outros continentes, levando consigo nossas histórias, saberes, sons e cores, fazendo com que a potencialidade da cultura capixaba seja sentida nos quatro cantos do mundo”, pontua.
A presidente da comissão de curadores do Edital, Jackelanne Barros, fala sobre o compromisso da Secult em apoiar os artistas e produtores locais: “O nosso trabalho é um resultado do esforço coletivo em prol da cultura capixaba, e é muito gratificante ver essa cultura tão diversificada se projetando pelo Brasil e pelo mundo. Cada viagem, cada apresentação, cada ação representa o talento, a criatividade e a força da nossa produção cultural que se projeta, se conecta e se fortalece. Participar deste movimento de valorização e difusão da cultura capixaba a nível nacional e internacional é motivo de orgulho e incentivo para seguir apoiando e impulsionando a arte local”, enfatiza.
Edital aberto até novembro
Com as inscrições sendo feitas por meio da plataforma Mapa Cultural ESO, o Edital de Circulação e Intercâmbio 2025 estará aberto até o mês de novembro deste ano para viagens realizadas até o mês de março de 2026. O edital oferece três linhas de apoio: circulação e difusão, formação e intercâmbio. Podem participar artistas, técnicos, pesquisadores, curadores, entre outros agentes artísticos e culturais do Estado do Espírito Santo. É importante aos proponentes verificar no edital os documentos obrigatórios para inscrição e as condições da proposta.
LINK DO MAPA CULTURAL AQUI
CONFIRA O EDITAL E SEUS ANEXOS AQUI
Os interessados em participar da presente seleção poderão obter informações pelos telefones (27) 3636-7115 / 3636-7116, bem como por meio do e-mail: editaisfuncultura@secult.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br