11/11/2025 11h17

Biblioteca Transcol celebra o Mês da Consciência Negra com programação em todos os terminais da Grande Vitória

No mês de novembro, a Biblioteca Transcol realiza uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra, com 11 apresentações de contação de histórias e intervenções artísticas nos terminais do Sistema Transcol da Grande Vitória. As atividades tem início nesta quarta-feira (12) e seguem o dia 28, reunindo artistas capixabas que unem literatura, música e performance voltadas à cultura afro-brasileira, a ancestralidade e a identidade negra.

A iniciativa reforça o papel da Biblioteca Transcol como um espaço de leitura, cultura e cidadania acessível à população que circula diariamente pelos terminais de ônibus. Além das apresentações, as estantes de todas as unidades contam com livros em destaque sobre a temática da Consciência Negra, convidando o público a conhecer autores e autoras que ajudam a contar a história do povo negro no Brasil e no Espírito Santo.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é o ponto de inspiração da ação. Instituída por lei em 2011, a data é um convite à reflexão sobre as lutas e conquistas do povo negro e à reafirmação do compromisso permanente com a igualdade racial.

“A programação é uma forma de estimular a leitura de vozes negras, reconhecer sua grande contribuição na formação da nossa identidade cultural e valorizar a diversidade dessas expressões artísticas, explicou a gerente de livro e leitura da Secult”, Ana Laura Nahas.

O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura (MinC).

 

Serviço

Mês da Consciência Negra – Biblioteca Transcol

Terminais de Jardim América, São Torquato, Itaparica, Laranjeiras, Carapina, Jacaraípe, Itacibá, Campo Grande e Vila Velha

De 12 a 28 de novembro

Intervenções literárias e artísticas com artistas capixabas

Livros sobre cultura afro-brasileira em destaque nas estantes das unidades

 

Programação Completa – Contação de Histórias na Biblioteca Transcol

 

12 de novembro (quarta-feira)

11h – Terminal de Jardim América
17h – Terminal de São Torquato
Mari Caroline | Intervenção Literária: Poesias
Multiartista, atriz, arte educadora, musicista e cordelista, Mari Caroline é mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). Sua arte une sagrado, social e poético, tecendo memórias e ancestralidades.

 

13 de novembro (quinta-feira)

11h – Terminal de Jardim América
17h – Terminal de Itaparica
Lucrécia | Intervenção Literária: Slam, música e poesia
Atriz, rapper e produtora cultural mineira radicada no Espírito Santo, Lucrécia une poesia, música e performance para expressar vivências periféricas e identidades negras com potência e autenticidade.

 

14 de novembro (sexta-feira)

11h – Terminal de Laranjeiras
17h – Terminal de Carapina
Ríssiani Queiróz | Intervenção Literária: Slam, música e poesia
Poeta, artista da oralidade e performance, autora dos livros Negra Semente e Contusão. Participa de projetos que ampliam vozes negras, como Afro-Tons – De Zacimbas a Suelys, Palavra Negra e o documentário Carolinas.

 

24 de novembro (segunda-feira)

11h – Terminal de Laranjeiras
17h – Terminal de Jacaraípe
Coletivo Foto Melanina | Intervenção: Ancestrais do Futuro

 

25 de novembro (terça-feira)

10h – Terminal de Itacibá
17h – Terminal de Campo Grande
Coletivo Foto Melanina | Intervenção: Ancestrais do Futuro

 

28 de novembro (sexta-feira)

11h – Terminal de Itaparica
17h – Terminal de Vila Velha
Mila Gomes e Rafael M. Dance | Performance e Contação de História: “Batinga”
Mila Gomes é mulher negra, caiçara capixaba e artista do Grupo Negraô de Dança Afro Capixaba, além de porta-bandeira da GRES Chega Mais.
Rafael M. Dance é sambista, ritmista e dançarino profissional especializado em samba e suas vertentes, campeão brasileiro de samba no pé e mestre-sala da GRES Chega Mais.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
(27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Projeto Biblioteca Transcol
Coordenação:
José Roberto Santana - (27) 9 9898 6262/jose.roberto@upt.ong.br
Assessoria de Imprensa:
Isabela Xavier (27) 9 9761-0634 /isabela.xavier@upt.ong.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard