BeatLAB: seminário de música eletrônica acontece em Vitória no próximo sábado (18)

O BeatLAB desembarca em Vitória, no próximo sábado (18), trazendo pela primeira vez à cidade um seminário gratuito dedicado à música eletrônica underground. O evento acontece na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), no Centro de Vitória, com entrada gratuita. A programação inclui ainda a oitava edição da Festa Cretina, que será em Jardim da Penha.
O evento reunirá nomes de destaque da cena capixaba e nacional em um encontro que aposta na diversidade, formação cultural e acessibilidade. Criado pela Palko Produções, o projeto conta com apoio do edital n° 001/2025 de Circulação e Intercâmbio, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
A programação começa às 9h30, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), no Centro de Vitória, com a masterclass “Ritmo, Resistência e Criação: a música eletrônica como linguagem”, comandada por Jup do Bairro e FUSO!.
Um dia após o lançamento do novo álbum colaborativo da dupla, o encontro propõe uma conversa sobre processos criativos, identidade e resistência, abordando como a música eletrônica se tornou uma linguagem potente para expressão de corpos e vivências periféricas. A atividade é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, sujeita à lotação.
Durante a tarde, o BeatLAB realiza duas oficinas simultâneas, das 14h às 18h. Cada oficina oferece dez vagas gratuitas com certificação para os participantes que cumprirem a carga horária integral.
Oficinas
Primeiros Toques – Introdução à Discotecagem Criativa
Com DJ Encanto (DF) e Paolla B (ES), a oficina propõe uma imersão inicial nas técnicas de mixagem digital, explorando criatividade e performance artística.
Entre Vibrações – Além da Discotecagem Sonora
A oficina inclusiva será ministrada pelo DJ surdo Aloss (SC) e pela intérprete de Libras Maria Helena Nunes Almeida (SC), propondo uma vivência ampliada da música por meio do som, das vibrações e da presença corporal. Pioneiro na cena eletrônica inclusiva, Aloss constrói suas apresentações a partir da percepção física das frequências sonoras, transformando a pista em um espaço de conexão sensorial e acessibilidade real.
Encerrando a programação, às 18h, acontece a roda de conversa “Corpo, Frequência e Inclusão na Música Eletrônica”, reunindo Carol Mattos (MG), Supololo (MG), Negana (ES) e Beethoven Brasileiro (ES), que faz a mediação. O encontro propõe uma reflexão sobre diversidade, acessibilidade e representatividade nas pistas e nos espaços culturais independentes, encerrando o seminário com um olhar voltado ao futuro: uma cena mais plural, sensível e transformadora.
O BeatLAB encerra suas atividades se conectando à Festa Cretina – 8ª edição, que acontece à noite, das 21h às 5h, no bairro Jardim da Penha. A festa celebra o encerramento do seminário com 8 horas de música, performance e diversidade, trazendo o showcase da Masterplano (MG) e a atração nacional Jup do Bairro.
Serviços:
Data: sábado (18)
Local: FAFI – Av. Jerônimo Monteiro, 656 - Centro, Vitória
Masterclass – Ritmo, Resistência e Criação: a música eletrônica como linguagem, com Jup do Bairro e FUSO!
Horário: 9h30 às 11h30
Entrada gratuita e aberta ao público
Oficina – Primeiros Toques: Introdução à Discotecagem Criativa
Horário: 14h às 18h
Inscrições até 10/10 pelo Mapa Cultural
Oficina – Entre Vibrações – Além da Discotecagem Sonora
Horário: 14h às 18h
Inscrições até 10/10 pelo Mapa Cultural
Roda de conversa – Corpo, Frequência e Inclusão na Música Eletrônica
Horário: 18h (entrada livre, sujeita à lotação)
Festa Cretina – 8ª edição
Data: sábado (18)
Horário: 21 às 5h
Local: Av. Saturnino Rangel Mauro, 113, Jardim da Penha, Vitória
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br