Ambientes acessíveis garantem participação plena no ‘Arraiá da Vila – Delírio Tropical de São João’
.png?v=638871493281779520)
Com o compromisso de garantir ambientes acessíveis e promover a participação plena de todos os públicos, o “Arraiá da Vila – Delírio Tropical de São João” contará com uma estrutura cuidadosamente planejada para acolher pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O festival será realizado nos dias 11, 12 e 13 de julho, no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES).
Ao todo, o evento vai oferecer mais de 25 horas de música, com 16 atrações nacionais e regionais e três projetos especiais com DJs residentes. O cardápio musical vai explorar a sonoridade do forró e suas variações, por meio do forró tradicional, eletrônico, romântico, roots e estilizado, com programação totalmente gratuita.
Para fortalecer o atendimento às demandas específicas de acessibilidade, a organização do evento disponibilizou um formulário no site oficial do festival: www.festivaldeliriotropical.com.br. Por meio dele, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão registrar suas necessidades e preferências, incluindo datas de presença no evento, uso de equipamentos de apoio, presença de acompanhante e, se necessário, laudo médico.
A estrutura do festival foi planejada para garantir autonomia e conforto a todos os públicos e contempla uma equipe de atendimento humanizado, capacitada para recepção e acompanhamento de pessoas com deficiência, além de rampas de acesso, piso nivelado em áreas estratégicas, banheiros acessíveis e espaço reservado com visão privilegiada para o palco. O evento também contará com cardápios em braile, intérpretes de Libras e shows com recurso de audiodescrição, promovendo uma experiência mais inclusiva e sensorial para todos os participantes.
Lei Brasileira de Inclusão
O diretor do festival, Sullivan Silva, destaca que o evento segue as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e está comprometido com a construção de um ambiente verdadeiramente acessível. “Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas tenham acesso às mesmas experiências culturais, com dignidade e autonomia. O formulário é uma ferramenta essencial para nos ajudar a atender essas necessidades com qualidade e sensibilidade”, afirma.
Sullivan Silva acrescenta que os espaços reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida estarão devidamente sinalizados e contarão com controle de acesso por ordem de chegada, respeitando a capacidade de ocupação. “Recomendamos ao público que chegue com antecedência para facilitar o acesso e o acolhimento nos espaços acessíveis. Nossa equipe estará à disposição para oferecer o suporte necessário durante os dias do evento”, reforça.
Encontros inéditos
Em sua sexta edição, o Festival Delírio Tropical vai promover a união entre a cultura capixaba e nordestina, por meio de shows e encontros inéditos. Entre as atrações aguardadas estão grupos que fizeram sucesso no Espírito Santo, como o Trio Forrozão, Os Carreteiros, Comichão e Dallas Country; artistas de projeção nacional, como Bernadete França (SP) e Afterclapp (SC); e os encontros proporcionados pelo festival, a exemplo de grupos como Lamparina (MG) e Chorou Bebel (ES) e das cantoras Amanda Requião (ES) e Janayna Pereira (SP).
O “Arraiá da Vila - Delírio Tropical de São João” tem patrocínio do ES Gás, apoio cultural do Instituto Energisa e apoio da Loga, além do apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha. O evento é uma realização da GZZ.ART. e da Puri Produções, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Juntamente com os shows, o público poderá desfrutar de diferentes experiências dentro de uma estrutura que incluirá espaço kids, feira de empreendedores locais e praça de alimentação.
Plano de Acessibilidade do “Delírio Tropical de São João”:
Acessibilidade física:
A acessibilidade física é a que facilita a locomoção no espaço físico do projeto, garantindo que pessoas com diferentes capacidades físicas possam se deslocar e interagir com o ambiente.
Banheiro acessível;
Rampas de acesso;
Piso nivelado;
Área reservada com visão privilegiada para o palco;
Acessibilidade dos produtos:
A acessibilidade de conteúdo é a que garante que o conteúdo cultural seja compreensível e acessível a todos.
Shows com intérprete de libras;
Shows com audiodescrição;
Cardápios em braile
Outras medidas:
Disponibilização de abafadores de ouvido nos eventos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA);
Equipe de atendimento humanizado para recepção e acompanhamento de pessoas PCDs;
O preenchimento da Ficha de Acessibilidade é muito importante para que a equipe se organize e atue de forma mais especializada e humanizada possível, atendendo a todos que precisam de suporte.
- Formulário de Acessibilidade: festivaldeliriotropical.com.br
Programação Completa do Festival:
Sexta-feira (11 de julho)
17h - DJ Residente - Vitrola Nordestina (ES)
18h – Forrofiá (ES)
19h30 - DJ Residente - Vitrola Nordestina (ES)
20h - Amanda Requião convida Janayna Pereira (ES/SP)
22h - DJ Residente - Vitrola Nordestina (ES)
22h30 - Trio Forrozão (RJ)
Sábado (12 de julho)
14h - DJ Residente - Karine e as Bolachas (ES)
15h30 - Trio Maracá (ES)
17h - DJ Residente - Karine e as Bolachas (ES)
17h30 - Os Carreteiros (ES)
19h - DJ Residente - Karine e as Bolachas (ES)
19h30 - Bernadete França (SP)
21h - DJ Residente - Karine e as Bolachas (ES)
21h15 – Afterclapp (SC)
23h – Lamparina convida Chorou Bebel (MG/ES)
Domingo (13 de julho)
12h – DJ Residente – Jamboo (PA)
14h - Arraiá do Já Gamei part. Felipe Peó (ES)
16h30 - DJ Residente – Jamboo (PA)
17h - Forró Bem Te Vi part. Lore Dalvi (ES)
18h30 - DJ Residente – Jamboo (PA)
19h – Comichão (ES)
20h30 - DJ Residente – Jamboo (PA)
21h - Dallas Country (ES)
Siga O Delírio Tropical:
Instagram: https://www.instagram.com/_deliriotropical
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br